Hemoal promove cadastro para doação de medula nesta quinta
Aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente são 21.669. Com este propósito o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta quinta-feira (12), das 8h às 16h, cadastro de voluntários na Academia Top, situada na Praia da Pajuçara, em Maceió.
Além de ter mais de 18 anos, o Ministério da Saúde (MS) exige que o candidato esteja em perfeitas condições de saúde e porte o CPF e RG no momento de realizar o cadastro. O voluntário também deve preencher um formulário e informar o endereço residencial atualizado, que antecede a coleta de 5 ml de sangue.
O material coletado, segundo a assistente social do Hemoal, Fátima Braga, será submetido a exames laboratoriais para apresentar o código genético do candidato à doação. Com este mapeamento, haverá um cruzamento com o código genético do receptor, cujas informações estão disponíveis no Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
“Para realizar o cadastro é muito simples e o voluntário não precisa estar em jejum. Basta estar bem informado sobre a importância da doação voluntária de medula óssea e esclarecer todas as dúvidas antes de serem coletados 5 ml de sangue”, salientou Fátima Braga, ao informar que a doação só acontece se houver compatibilidade entre doador e receptor.
Doação – Compatibilidade que, segundo a assistente social do Hemoal, é comparada a ganhar na loteria. Isso porque, as estatísticas apontam que, apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea.
Ao ser comprovada a compatibilidade, o doador será convocado para realizar novos testes e o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, segundo Fátima Braga, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia.
Onde se cadastrar – Por isso, além dos cadastros itinerantes, o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 12h. Mas o cadastro também pode ser realizado no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
E o cadastro para doação de medula óssea também pode ser realizado no interior do Estado. Para isso, o voluntário deve se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h.
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
