Hemoal promove cadastro para doação de medula nesta quinta
Aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente são 21.669. Com este propósito o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta quinta-feira (12), das 8h às 16h, cadastro de voluntários na Academia Top, situada na Praia da Pajuçara, em Maceió.
Além de ter mais de 18 anos, o Ministério da Saúde (MS) exige que o candidato esteja em perfeitas condições de saúde e porte o CPF e RG no momento de realizar o cadastro. O voluntário também deve preencher um formulário e informar o endereço residencial atualizado, que antecede a coleta de 5 ml de sangue.
O material coletado, segundo a assistente social do Hemoal, Fátima Braga, será submetido a exames laboratoriais para apresentar o código genético do candidato à doação. Com este mapeamento, haverá um cruzamento com o código genético do receptor, cujas informações estão disponíveis no Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
“Para realizar o cadastro é muito simples e o voluntário não precisa estar em jejum. Basta estar bem informado sobre a importância da doação voluntária de medula óssea e esclarecer todas as dúvidas antes de serem coletados 5 ml de sangue”, salientou Fátima Braga, ao informar que a doação só acontece se houver compatibilidade entre doador e receptor.
Doação – Compatibilidade que, segundo a assistente social do Hemoal, é comparada a ganhar na loteria. Isso porque, as estatísticas apontam que, apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea.
Ao ser comprovada a compatibilidade, o doador será convocado para realizar novos testes e o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, segundo Fátima Braga, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia.
Onde se cadastrar – Por isso, além dos cadastros itinerantes, o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 12h. Mas o cadastro também pode ser realizado no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
E o cadastro para doação de medula óssea também pode ser realizado no interior do Estado. Para isso, o voluntário deve se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
