Alagoas

Casal estuda adotar gás natural e energia solar

Por Redação com Casal 17/11/2015 16h04
Casal estuda adotar gás natural e energia solar

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estuda alternativas para reduzir os custos com o consumo de energia elétrica em suas estações de captação, tratamento e bombeamento de água.

Entre as medidas que já começaram a ser adotadas com essa finalidade, estão a revisão dos sistemas existentes, a mudança em alguns pontos de captação e mudanças operacionais em algumas unidades, como ocorre no Sistema Coletivo do Sertão.

Por outro lado, a companhia também avalia a possibilidade de adotar o uso de gás natural e de energia solar, que são mais baratos que a energia elétrica. Segundo o presidente da estatal, Clécio Falcão, 20% dos custos da Casal são com energia elétrica.

“Todas as possibilidades para reduzir esses custos estão sendo avaliadas dentro de nosso Programa de Eficiência Energética, que tem como objetivo não só a economia, mas também a eficiência de nossos equipamentos”, salientou Clécio Falcão.

“O principal motivo para o reajuste na tarifa de água que aplicamos este ano, com autorização da Arsal, foi o aumento no valor da tarifa de energia elétrica, que ocorreu desde o ano passado”, concluiu o presidente da Casal.