Alagoas

Carvão é apreendido no interior de Alagoas

Por Redação com Assessoria 19/11/2015 17h05
Carvão é apreendido no interior de Alagoas
- Foto: Assessoria

As equipes da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), responsáveis pela fiscalização de produtos de origem animal, apreenderam, nesta quinta-feira (19), uma grande quantidade de carvão ensacados, oriundo de árvores nativas da Caatinga, no interior de Alagoas.

Um dos primeiros flagrantes da FPI do São Francisco aconteceu no Agreste, no Mercadinho e Construção São Caetano, no município de Igaci. Lá, foram apreendidos dezenas de sacos de carvão, cujo produto é oriundo de madeira nativa da Caatinga.

"Sabemos que foram espécies da Caatinga porque conhecemos como ficam os pedaços de carvão. É possível identificar pelo formato, pelas marcas de espinhos, espessura e curvatura", explicou Roberto Dantas, fiscal e analista ambiental do Ibama.

Segundo ele, todos os sacos foram apreendidos e o proprietário do estabelecimento foi conduzido à delegacia de Igaci para lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Ainda no mesmo local, a FPI interditou dezenas de frascos de agrotóxicos altamente perigosos. São produtos para combate de ervas daninhas.

"Além de não possuir autorização para vender agrotóxicos, o comércio também não possue licença ambiental, registro na Adeal e nem engenheiro agrônomo. Por isso foi aplicado um auto de infração de R$ 1,7 mil", detalhou Josean Leite, agrônomo da Adeal.