Agreste

Fazendeiro é multado por obstruir nascente de rio

Por 7 Segundos com G1 05/12/2015 08h08
Fazendeiro é multado por obstruir nascente de rio
- Foto: Assessoria/ IMA

Moradores da cidade de Igreja Nova, no Agreste de Alagoas, realizaram uma denúncia ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) que foi confirmada através de uma fiscalização realizada na última quinta-feira (3). O dono de uma fazenda, no povoado Flexeiras, realizou a obstrução de uma nascente. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4).

Os técnicos da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA estiveram no local e detectaram a instalação de quatro barragens para prática de piscicultura, que obstruíam a nascente, e com uma retroescavadeira derrubaram o local. 

No início deste ano, uma equipe esteve no mesmo local e autuou o proprietário. Na ocasião foi feita uma solicitação para que o mesmo desobstruísse a nascente. Pedido que não foi atendido pelo proprietário.

De acordo com Larissa Almeida, consultora ambiental do IMA, o processo está em análise. “O órgão ainda está decidindo o que fará em relação à multa e à reparação dos danos. O proprietário também terá que apresentar um Termo de Ajustamento de Conduta”, afirmou.

Interdição

Na mesma ocasião, também no município de Igreja Nova, os fiscais interditaram uma indústria de beneficiamento de arroz. O proprietário do local já havia sido advertido em 2014 por falta de licença ambiental e também não tomou as devidas providências para regularização.

“Por causa disso, ficou decidido que o empreendimento deveria ser interditado”, conta Larissa. Ainda segundo a consultora, para a liberação das atividades, os responsáveis deverão entrar com um processo de licenciamento para regularização da situação.