Alagoas vai lançar Plano Estadual de Resíduos Sólidos

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, vão lançar, nesta quarta-feira (9), o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. A solenidade acontece a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
Um dos direcionamentos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é contribuir de forma efetiva com os municípios alagoanos em busca da implementação dos aterros sanitários e, consequentemente, a eliminação dos lixões.
Audiências públicas
Para a construção do plano, houve a necessidade de tratar do tema junto à população. Diversas reuniões foram realizadas com os moradores das regiões metropolitanas do Agreste, Sertão, Zona da Mata, Litoral Norte, Litoral Sul e Bacia Leiteira.
Durante os encontros, o governo apresentou detalhes do plano à população e ambos debateram informações importantes sobre o tratamento dos resíduos sólidos.
Também foram levantadas informações sobre a cadeia de reciclagem no estado, ações de educação ambiental, legislação, entre outros temas relevantes. Os resultados destes encontros foram discutidos com a sociedade em 22 reuniões públicas realizadas entre abril de 2014 e outubro de 2015.
Nos oito últimos encontros foram apresentadas as proposições resultantes das contribuições de toda a população, validando a versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o Plano Estadual mostra a relevância que o governo estadual trata a gestão dos resíduos em Alagoas.
Eliminar os lixões
“Firmamos um compromisso em manter a discussão junto aos municípios e assim validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, um mecanismo importante para contribuir com a gestão dos resíduos em todo o Estado", garantiu o secretário.
Alexandre Ayres ressaltou também que as audiências públicas realizadas pela Semarh foram imprescindíveis para o governo incentivar as cidades, organizadas por meio de consórcios públicos, a seguirem atuando para eliminar os lixões, que não são saudáveis à população e ao meio ambiente.
Últimas notícias

Funcionárias de fast food são alvos de ofensas racistas em shopping de Maceió

Jovem é detido em flagrante com maconha em Colônia Leopoldina
![[Vídeo] Espetáculo da Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca, continua grandioso](https://img.7segundos.com.br/vHRUTjwPdjezDHAEdNezzmxKNu4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/paixao-de-cristo.jpeg)
[Vídeo] Espetáculo da Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca, continua grandioso

Mãe de bebê encontrada morta em Novo Lino é transferida para Maceió após prisão em flagrante

Polícia Federal indicia Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude em partida

Incêndio provocado por vazamento de gás deixa três feridos em conjunto habitacional de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
