Alagoas vai lançar Plano Estadual de Resíduos Sólidos
O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, vão lançar, nesta quarta-feira (9), o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. A solenidade acontece a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
Um dos direcionamentos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é contribuir de forma efetiva com os municípios alagoanos em busca da implementação dos aterros sanitários e, consequentemente, a eliminação dos lixões.
Audiências públicas
Para a construção do plano, houve a necessidade de tratar do tema junto à população. Diversas reuniões foram realizadas com os moradores das regiões metropolitanas do Agreste, Sertão, Zona da Mata, Litoral Norte, Litoral Sul e Bacia Leiteira.
Durante os encontros, o governo apresentou detalhes do plano à população e ambos debateram informações importantes sobre o tratamento dos resíduos sólidos.
Também foram levantadas informações sobre a cadeia de reciclagem no estado, ações de educação ambiental, legislação, entre outros temas relevantes. Os resultados destes encontros foram discutidos com a sociedade em 22 reuniões públicas realizadas entre abril de 2014 e outubro de 2015.
Nos oito últimos encontros foram apresentadas as proposições resultantes das contribuições de toda a população, validando a versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o Plano Estadual mostra a relevância que o governo estadual trata a gestão dos resíduos em Alagoas.
Eliminar os lixões
“Firmamos um compromisso em manter a discussão junto aos municípios e assim validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, um mecanismo importante para contribuir com a gestão dos resíduos em todo o Estado", garantiu o secretário.
Alexandre Ayres ressaltou também que as audiências públicas realizadas pela Semarh foram imprescindíveis para o governo incentivar as cidades, organizadas por meio de consórcios públicos, a seguirem atuando para eliminar os lixões, que não são saudáveis à população e ao meio ambiente.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
