Sede do PMDB em Maceió é alvo da Operação Lava Jato
Além da casa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em Brasília, a Polícia Federal também cumpre mandados de busca e apreensão em mais sete estados, inclusive Alagoas. Os mandados, 53 ao todo. foram expedidos pelo ministro Teori Zawascki, estão sendo cumpridos no no Distrito Federal, RJ, SP, PA, PE, RN e AL .
As primeiras informações levantadas é que em Alagoas estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Um dele seria na sede do PMDB, em Maceió, localizada no bairro Mangabeiras.
Agentes da PF vasculham o interior da sede com o objetivo de apreender documentos que comprovem o envolvimento de políticos ligados ao PMDB no desvio de dinheiro da Petrobras. A operação pode revelar lideranças do PMDB em Alagoas envolvidas nesse esquema de corrupção.
Há informações ainda não confirmadas que PF também teria cumprido mandados na casa do ex-vice-governador de Alagoas José Wanderley Neto (PMDB) que fica em um condomínio no bairro de Mangabeiras.
Outra fase
Vale lembrar que em julho desse ano , por ordem do Supremo, a PF apreendeu os carros na Casa da Dinda, residência do senador Fernando Collor (PTB) em Brasília. Empresas do senador em Alagoas também foram alvo da operação. O senador é apontado por delatores como suposto beneficiário de propinas resultantes de desvio de dinheiro da Petrobras e investigado pela Lava Jato.
Operação Catilinárias
A operação batizada de Catilinárias é uma referência aos célebres discursos de Cícero, o orador romano, contra um senador que queria tomar o poder. Situação bem semelhante em que passa o Brasil, onde a disputa pelo poder tem promovido nas últimas semanas no Congresso Nacional discussões, ofensas e até agressões entre os parlamentares.