Saúde

Exames e cirurgias oftalmológicas mudam a vida de milhares de alagoanos

Programa Ver Melhor Alagoas amplia acesso à saúde ocular, trata doenças graves como a retinopatia diabética e reduz a judicialização no SUS

Por 7Segundos, com Assessoria 29/01/2026 11h11
Exames e cirurgias oftalmológicas mudam a vida de milhares de alagoanos
Paciente José Ferreira passou por procedimento cirúrgico e conseguiu recuperar a qualidade visual - Foto: Assessoria

Exames, consultas e cirurgias oftalmológicas realizadas por meio do Programa Ver Melhor Alagoas vêm transformando a realidade de pacientes em todo o estado. O balanço anual mais recente revela números expressivos que refletem o compromisso do Governo de Alagoas com a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que comprometem a visão da população.

Somente em 2025, foram realizadas 4.426 consultas oftalmológicas e 2.268 cirurgias, garantindo acesso a procedimentos essenciais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e devolvendo qualidade de vida a milhares de alagoanos. Além de cirurgias, como a de pterígio, o programa também ampliou o atendimento a pacientes com retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira evitável no país.

O fortalecimento da linha de cuidado oftalmológica tem permitido o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da retinopatia diabética, reduzindo complicações graves e evitando perdas visuais irreversíveis em pacientes com diabetes. A ampliação desses serviços também tem impacto direto na redução da demanda por ações judiciais, uma vez que o acesso aos procedimentos ocorre de forma mais ágil e organizada dentro da rede pública.

Por trás de cada atendimento, há histórias de superação e retomada da autonomia. Um desses exemplos é o do agricultor José Ferreira da Silva, que convivia há anos com um pterígio, condição que comprometia sua visão e dificultava atividades simples do dia a dia. Por meio do Ver Melhor Alagoas, ele passou pelo procedimento cirúrgico e conseguiu recuperar a qualidade visual.

Assim como ele, o aposentado Petrúcio dos Santos teve o diagnóstico definido após atendimento especializado no Hospital Metropolitano e iniciou o tratamento adequado. A condução correta do caso evitou o agravamento do quadro clínico, garantindo mais segurança, conforto e bem-estar ao paciente.

Assistência que transforma vidas

De acordo com Maria Helena Amorim, responsável pelo Programa Ver Melhor Alagoas no Hospital Metropolitano, os resultados evidenciam o impacto social da iniciativa.“O Ver Melhor Alagoas tem um papel essencial na prevenção da cegueira evitável e na promoção da saúde ocular. O diagnóstico precoce, especialmente em casos como a retinopatia diabética, faz toda a diferença. Cada consulta e cada cirurgia representam uma vida transformada, com mais autonomia e dignidade”, disse.

O diretor do Hospital Metropolitano, Filipe Fernandes, destaca ainda que a ampliação do acesso aos procedimentos oftalmológicos contribui para a diminuição dos trâmites judiciais na área da saúde. “O Governo de Alagoas tem investido em estrutura, tecnologia e equipes especializadas para garantir um atendimento seguro, resolutivo e humanizado. Com isso, conseguimos reduzir o tempo de espera, evitar a judicialização e fortalecer a assistência oftalmológica pelo SUS”, destaca.