Saúde notifica 3.233 casos de dengue em 2015 na capital
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 3.233 casos notificados de dengue em Maceió até o dia 12 de dezembro, conforme Boletim Epidemiológico da 49ª semana do ano (de 06 a 12 de dezembro). No mesmo período de 2014, foram notificados 5.867 casos de dengue, representando uma redução de 2.634 casos.
De acordo com o levantamento, foram confirmados 48 casos de dengue com sinal de alarme, os quais ocorreram nos bairros da Jatiúca, Ponta Verde e Poço (região do 1º Distrito Sanitário) e mais sete casos de dengue grave no Tabuleiro dos Martins (7º Distrito Sanitário). O ano passado, na mesma época, 166 casos de dengue com sinais de alarme foram confirmados e 11 casos por dengue grave.
Em 2014, foram notificados 12 casos suspeitos de febre chikungunya. Todos foram descartados e cinco destes tiveram resultado reagente para dengue. Já este ano, 54 casos prováveis e dois foram confirmados laboratorialmente, de pessoas residentes nos bairros de Ponta Verde e Canaã.
Este ano foram confirmados laboratorialmente 11 casos de zika vírus. O Grupo de Trabalho da DVS trabalha no monitoramento da vigilância específica para zika, em parceria com o Laboratório Central de Alagoas (Lacen), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde.
Foram notificados 3.635 casos suspeitos, sendo relevantes os bairros localizados no 1º, 2º, 5º e 7º distritos sanitários da capital. As unidades notificadoras foram: Pediatria 24hrs do Ambulatório Noélia Lessa; Santa Casa de Misericórdia de Maceió; US João Paulo II; US São Francisco de Paula; Mini Pronto Socorro Assis Chateaubriand; US José Araújo; US Dr. David Nasser; ESF Pitanguinha; ESF Pescaria; ESF Hélvio Auto; ESF Tarcísio Palmeira e Assistência Médica Infantil (AMI).
O mesmo boletim registrou dois casos de malária, provavelmente importados da região Amazônica, sendo um confirmado, proveniente de Macapá (AP) e um descartado de Porto Velho (RO).
O Levantamento de Índice Rápido (Lira) 4º ciclo/ 2015, realizado de 23 a 27 de junho, mostrou índices elevados de infestação pelo Aedes aegypti para os bairros da Ponta Verde e Pajuçara, com índices de infestação predial acima de 4%, com destaque para tanques em obras, borracharias, calhas e lajes.
Casos Pendentes
Os agentes de endemias estiveram em campo no último final de semana para vistoriar os locais
pendentes durante o trabalho de rotina, por conta da ausência de pessoas que pudessem recebê-los. Segundo o gerente técnico do Programa da Dengue, Manoel Araújo, nesta terça-feira (22), o levantamento das residências, obras e estabelecimentos visitados estará pronto.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
