Saúde notifica 3.233 casos de dengue em 2015 na capital
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 3.233 casos notificados de dengue em Maceió até o dia 12 de dezembro, conforme Boletim Epidemiológico da 49ª semana do ano (de 06 a 12 de dezembro). No mesmo período de 2014, foram notificados 5.867 casos de dengue, representando uma redução de 2.634 casos.
De acordo com o levantamento, foram confirmados 48 casos de dengue com sinal de alarme, os quais ocorreram nos bairros da Jatiúca, Ponta Verde e Poço (região do 1º Distrito Sanitário) e mais sete casos de dengue grave no Tabuleiro dos Martins (7º Distrito Sanitário). O ano passado, na mesma época, 166 casos de dengue com sinais de alarme foram confirmados e 11 casos por dengue grave.
Em 2014, foram notificados 12 casos suspeitos de febre chikungunya. Todos foram descartados e cinco destes tiveram resultado reagente para dengue. Já este ano, 54 casos prováveis e dois foram confirmados laboratorialmente, de pessoas residentes nos bairros de Ponta Verde e Canaã.
Este ano foram confirmados laboratorialmente 11 casos de zika vírus. O Grupo de Trabalho da DVS trabalha no monitoramento da vigilância específica para zika, em parceria com o Laboratório Central de Alagoas (Lacen), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde.
Foram notificados 3.635 casos suspeitos, sendo relevantes os bairros localizados no 1º, 2º, 5º e 7º distritos sanitários da capital. As unidades notificadoras foram: Pediatria 24hrs do Ambulatório Noélia Lessa; Santa Casa de Misericórdia de Maceió; US João Paulo II; US São Francisco de Paula; Mini Pronto Socorro Assis Chateaubriand; US José Araújo; US Dr. David Nasser; ESF Pitanguinha; ESF Pescaria; ESF Hélvio Auto; ESF Tarcísio Palmeira e Assistência Médica Infantil (AMI).
O mesmo boletim registrou dois casos de malária, provavelmente importados da região Amazônica, sendo um confirmado, proveniente de Macapá (AP) e um descartado de Porto Velho (RO).
O Levantamento de Índice Rápido (Lira) 4º ciclo/ 2015, realizado de 23 a 27 de junho, mostrou índices elevados de infestação pelo Aedes aegypti para os bairros da Ponta Verde e Pajuçara, com índices de infestação predial acima de 4%, com destaque para tanques em obras, borracharias, calhas e lajes.
Casos Pendentes
Os agentes de endemias estiveram em campo no último final de semana para vistoriar os locais
pendentes durante o trabalho de rotina, por conta da ausência de pessoas que pudessem recebê-los. Segundo o gerente técnico do Programa da Dengue, Manoel Araújo, nesta terça-feira (22), o levantamento das residências, obras e estabelecimentos visitados estará pronto.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
