Agricultores são convocados para renegociar dívida com bancos
Os agricultores familiares alagoanos que possuem dívidas do crédito fundiário podem, a partir de agora, renegociar o parcelamento com os bancos. É que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou esta semana uma resolução que permite a renegociação das parcelas do crédito fundiário.
Em Alagoas, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) é o órgão do governo responsável pelo desenvolvimento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado.
Para o presidente do Iteral, Jaime Silva, a renegociação representa o reconhecimento por parte do MDA das dificuldades do agricultor familiar. “A renegociação é uma oportunidade que os agricultores estão tendo de renegociar e ficarem aptos a receber novas linhas de crédito do Banco do Brasil e do Nordeste e continuarem investindo na terra”, afirmou Jaime Silva.
A resolução expedida pelo Banco Central do Brasil viabiliza aos agricultores familiares a formalização das renegociações com um novo parcelamento mediante contrato das dívidas de operações do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, originárias de operações de Crédito Rural até o dia 31/12/2016.
De acordo com o documento, os agricultores e associações que realizaram o pagamento da amortização mínima obrigatória no prazo previsto na resolução poderão apresentar a documentação necessária para formalização da renegociação até 30/06/2016.
Ainda de acordo com a resolução, o valor da parcela com vencimento até 31/12/2016 deve ser recalculado até a data de renegociação, com encargos financeiros de normalidade, sem a concessão de bônus de adimplência de qualquer natureza.
O Iteral está à disposição de agricultores e associações que quiserem mais esclarecimentos sobre o tema. O instituto está localizado na Av. da Paz, 1200, no bairro do Jaraguá, e o telefone é 3315-6147.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
