Mutirões ortopédicos beneficiaram centenas de pessoas no interior
Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas (Cosems/AL) e os médicos ortopedistas da Liga Alagoana de Ortopedia do Interior, resultou na realização de grandes mutirões ortopédicos que, durante o ano de 2015, beneficiaram centenas de pessoas no interior de Alagoas.
A subespecialidade ortopédica com maior demanda de pacientes atendidos nos mutirões foi a de joelhos, que contabilizou um grande número de atendimentos. Entre os meses de julho e dezembro, o Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, realizou mais de 100 procedimentos de videoartroscopia do joelho, atendendo a pacientes de mais de trinta municípios do interior.
Já no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca, foram realizadas outras dezenas de cirurgias de joelho com maior complexidade, atendendo a pacientes do Agreste e do Sertão de Alagoas.
Uma das propostas dos mutirões foi atender à demanda reprimida da área ortopédica na região, ou seja, pessoas que há meses ou até anos estavam sem conseguir realizar tratamento adequado ou procedimentos cirúrgicos.
Um dos beneficiados com as cirurgias de joelho foi o agricultor Sebastião Moreno, morador de Coité do Nóia. Há um ano ele fraturou a tíbia e rompeu os ligamentos do joelho, ficando impossibilitado de trabalhar. Após ser avaliado por um especialista, o agricultor foi submetido à cirurgia e já está praticamente recuperado.
Outro beneficiado foi o cortador de cana Ronaldo Renovato da Silva, que desde o ano de 2010 lutava para conseguir uma cirurgia no joelho. No mutirão ele foi diagnosticado com lesão de ligamento cruzado anterior e lesão de menisco, também recebendo indicativo para cirurgia.
“Há cinco anos vinha gastando dinheiro com remédios e sofrendo com dores. Graças a esse mutirão o meu problema foi resolvido”, disse. Os atendimentos foram realizados por diversos especialistas, sob a supervisão do ortopedista Gustavo Francisco, coordenador do Serviço de Ortopedia na região.
Últimas notícias
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Filha de Gugu vende brigadeiros nos Estados Unidos e explica decisão
Luísa Sonza se estressa após críticas e desabafa: 'Não cheguei aqui ontem'
Ex-Tiazinha, Suzana Alves aproveita dias de lazer e aventura
Angélica e Luciano Huck exploram o Egito com os filhos e amigos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
