Pindorama elabora projeto para atuar na Usina Guaxuma

A produção de grãos, inicialmente, é a prioridade da Cooperativa Pindorama em sua futura expansão para as terras da falida Usina Guaxuma. A diretoria da instituição trabalha na elaboração do projeto de exploração da área produtiva, que totaliza 10 mil hectares, localizada em Coruripe, para apresentar ainda este mês, ao governo do Estado e poder judiciário.
Os diretores da Pindorama, Klécio Santos e Antônio Oliveira, receberem o aval para reabertura da indústria, de Renan Filho e do desembargador Tutmés Airan, durante reunião no último dia 22, que também contou com a mediação do secretário de Agricultura, Alvaro Vasconcelos. O modelo do projeto seguirá o mesmo perfil de inclusão produtiva de base agrária da , com geração de emprego e renda para jovens e agricultores familiares, com criatividade apra movimentar a economia do Estado.
A proposta de operação da Gaxuma, segundo Klécio, é explorar a cultura de milho e soja. "Estamos trabalhando em regime de urgência para devolver a produtividade destas terras à nossa região. Inicialmente, vamos trabalhar com a produção de grãos, uma corrente que vem se destacando nos indicadores. Futuramente, com a recuperação do solo, poderemos avançar e lançar o beneficiamento da cana", incluiu.
Prazo
De acordo com o diretor-secretário, Antônio Oliveira, além de garantir a participação de fornecedores tradicionais, a operação deve assegurar participação da segunda e terceira gerações de colonos de Pindorama e de trabalhadores rurais sem terra. "Estamos de um grade desafio que é a construção de um modelo inédito no Brasil. Sabemos que toda parte mecânica da usina, apesar do tempo desativada, continua em boas condições e a terra apta para cultura. Com o apoio do governo, parcerias devem ser estabelecidas até o fim do 1º semestre para reativação", informou.
Um prazo específico para o arrendamento da Guaxuma ainda não foi discutido, mas Oliveira adianta que a Pindorama terá prazo de carência para pagar o arrendamento. Após a formulação do projeto geral da Pindorama, o documento será entregue à Secretaria da Fazenda para viabilização de recursos. A estimativa dos dirigentes da Pindorama é que dentro de 20 dias o projeto esteja finalizado.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
