Alagoas

Pindorama elabora projeto para atuar na Usina Guaxuma

Por Redação com BCCOM Assessoria 04/01/2016 17h05
Pindorama elabora projeto para atuar na Usina Guaxuma
- Foto: Reprodução

A produção de grãos, inicialmente, é a prioridade da Cooperativa Pindorama em sua futura expansão para as terras da falida Usina Guaxuma. A diretoria da instituição trabalha na elaboração do projeto de exploração da área produtiva, que totaliza 10 mil hectares, localizada em Coruripe, para apresentar ainda este mês, ao governo do Estado e poder judiciário.

Os diretores da Pindorama, Klécio Santos e Antônio Oliveira, receberem o aval para reabertura da indústria, de Renan Filho e do desembargador Tutmés Airan, durante reunião no último dia 22, que também contou com a mediação do secretário de Agricultura, Alvaro Vasconcelos. O modelo do projeto seguirá o mesmo perfil de inclusão produtiva de base agrária da , com geração de emprego e renda para jovens e agricultores familiares, com criatividade apra movimentar a economia do Estado.

A proposta de operação da Gaxuma, segundo Klécio, é explorar a cultura de milho e soja. "Estamos trabalhando em regime de urgência para devolver a produtividade destas terras à nossa região. Inicialmente, vamos trabalhar com a produção de grãos, uma corrente que vem se destacando nos indicadores. Futuramente, com a recuperação do solo, poderemos avançar e lançar o beneficiamento da cana", incluiu.

Prazo


De acordo com o diretor-secretário, Antônio Oliveira, além de garantir a participação de fornecedores tradicionais, a operação deve assegurar participação da segunda e terceira gerações de colonos de Pindorama e de trabalhadores rurais sem terra. "Estamos de um grade desafio que é a construção de um modelo inédito no Brasil. Sabemos que toda parte mecânica da usina, apesar do tempo desativada, continua em boas condições e a terra apta para cultura. Com o apoio do governo, parcerias devem ser estabelecidas até o fim do 1º semestre para reativação", informou.

Um prazo específico para o arrendamento da Guaxuma ainda não foi discutido, mas Oliveira adianta que a Pindorama terá prazo de carência para pagar o arrendamento. Após a formulação do projeto geral da Pindorama, o documento será entregue à Secretaria da Fazenda para viabilização de recursos. A estimativa dos dirigentes da Pindorama é que dentro de 20 dias o projeto esteja finalizado.