Vacinação contra a febre aftosa em Alagoas ultrapassa 96%
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anunciou uma cobertura vacinal de 96,57% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado. O índice foi obtido na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015, realizada em novembro passado.
Segundo dados do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidrago), foram vacinados 1.158.638 animais de um rebanho geral vacinável de 1.199.807 cabeças.
Ainda de acordo com o levantamento, 43.773 criadores alagoanos, o que corresponde a 90,48% do total geral do Estado, declararam a vacinação dos animais nos escritórios do órgão de defesa.
A Adeal informou que todas as três Unidades Regionais de Sanidade Animal e Vegetal (URSAV) tiveram uma cobertura vacinal superior à exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%. Em Arapiraca o índice foi de 95,75%; Santana do Ipanema 96,31% e em União dos Palmares 98,51%.
"Mantivemos a cobertura vacinal acima da média. O criador alagoano fez o papel dele vacinando e declarando. Foi uma índice expressivo, que garante a sanidade do rebanho bovino e bubalino de Alagoas”, comemorou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.
Segundo ele, o criador que não vacinou e não declarou será notificado e autuado pelo órgão de defesa agropecuária. “Sem regularizar a situação junto a Adeal, ele fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e comercializar os animais”, finalizou.
Últimas notícias
Ilumina Maceió identifica furto de cabos de cobre no Centro da capital
Idosa de 67 anos é atropelada e socorrida para o hospital em União dos Palmares
Sebrae promove seminário gratuito sobre crédito para empreendedores em Arapiraca
Ronda no Bairro reforça ações preventivas e sociais no fim de semana em Alagoas
Ministério da Saúde aponta queda de 58% nos casos de dengue em Alagoas
Gabarito oficial do Enem sai nesta quinta-feira (13)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
