Vacinação contra a febre aftosa em Alagoas ultrapassa 96%

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anunciou uma cobertura vacinal de 96,57% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado. O índice foi obtido na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015, realizada em novembro passado.
Segundo dados do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidrago), foram vacinados 1.158.638 animais de um rebanho geral vacinável de 1.199.807 cabeças.
Ainda de acordo com o levantamento, 43.773 criadores alagoanos, o que corresponde a 90,48% do total geral do Estado, declararam a vacinação dos animais nos escritórios do órgão de defesa.
A Adeal informou que todas as três Unidades Regionais de Sanidade Animal e Vegetal (URSAV) tiveram uma cobertura vacinal superior à exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%. Em Arapiraca o índice foi de 95,75%; Santana do Ipanema 96,31% e em União dos Palmares 98,51%.
"Mantivemos a cobertura vacinal acima da média. O criador alagoano fez o papel dele vacinando e declarando. Foi uma índice expressivo, que garante a sanidade do rebanho bovino e bubalino de Alagoas”, comemorou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.
Segundo ele, o criador que não vacinou e não declarou será notificado e autuado pelo órgão de defesa agropecuária. “Sem regularizar a situação junto a Adeal, ele fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e comercializar os animais”, finalizou.
Últimas notícias

Justiça acata ação do MPAL e ordena remoção do ônibus que tombou na Serra da Barriga

Velório de Francisco é aberto; 20 mil pessoas devem se despedir do papa

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Adolescente embriagado danifica portão de centro de acolhimento em Arapiraca

Pé-de-Meia: 2ª parcela de 2025 será paga a partir desta quarta-feira

Homem é preso com espingarda calibre 12 escondida em residência na cidade de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
