Arapiraca

Pelicanos do Samu completam um ano de serviço em Arapiraca

Por 7 Segundos 16/01/2016 08h08
Pelicanos do Samu completam um ano de serviço em Arapiraca
Motossocorristas do Samu - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Um serviço essencial para socorrer a população da cidade em qualquer tipo de acidente. Assim vivem os dos técnicos em enfermagem do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que utilizam motos para chegar mais rápido às ocorrências.

Sobre duas rodas, a moto é chamada de motolância em referência à ambulância, os chamados 'Pelicanos', em homenagem ao pássaro que prioriza à vida, por fazer a regurgitação, ou seja, controle do alimento do estômago para o esôfago e a boca para alimentar suas crias.

Assim se intitulam os profissionais da saúde que priorizam à vida. A equipe de Pelicanos do Samu de Arapiraca é composta de nove integrantes, formados em técnico de enfermagem. São eles: Wittames Santos, Jadilson Alves, Alexsandro Claudino, Vando Araújo, José Maria, Carlos Alexandre, Jakes Douglas, Maurício e Reginaldo

Um ano de serviço pela vida

Há um ano o serviço de motolância foi implantado em Arapiraca para reforçar o atendimento em acidentes e ocorrências de saúde pelo Samu. A equipe se reuniu na sede do órgão e convidou o fotógrafo do Portal 7 Segundos, Josival Meneses, que sempre acompanha o serviço dos motossocorristas, para compartilhar desta vitória.

O serviço que é oferecido pelo governo federal em parceria com os governos estadual e municipal, para o atendimento pré-hospitalar à população.

E assim os Pelicanos de Arapiraca já salvaram milhares de vidas. De acordo com o motossocorrista Wittames Santos, 33 anos, a equipe já conseguiu reverter seis paradas cardíacas na cidade.

Para comemorar um ano pela existência do serviço por meio das motolâncias, na quinta-feira (14), uma equipe visitou o aposentado Givaldo Farias, de 62 anos, que em julho de 2015 sofreu uma parada cardíaca em plena Praça Luiz Pereira Lima, durante o projeto "Forró na Praça", no Centro de Arapiraca.

Wittames Santos registrou aquele momento desde a chegada dos motossocorristas até o atendimento de seu Givaldo Farias que estava estendido no chão. O vídeo pode ser visto no final desta reportagem.

"Foi um momento muito marcante porque agente precisa, primeiro, saber as condições de saúde do paciente para realizar os procedimentos adequados e salvar a vida, que é a nossa maior missão" relatou Wittames Santos.

Seis meses depois do incidente, o motossocorrista vai até a residência de seu Givaldo Farias para relembrar aquele momento em que o aposentado foi salvo pelos técnicos de enfermagem do Samu.

"Estava dançando na praça e tive um mal-estar. Poderia ter morrido, mas estou aqui e agradeço à minha vida a Deus e a essa equipe do Samu", afirmou Givaldo Farias.

Histórico

O serviço de motolância chegou à Arapiraca, na verdade, em 2013 com apenas uma moto. Mas, foi em janeiro de 2015 que o serviço foi reforçado com mais dois veículos. Hoje são três motos para uma equipe de nove profissionais que se revezam na luta pela vida. 

Há dez anos no atendimento pré-hospitalar, Wittalmes Santos se especializou em motossocorrista em 2014 e incentiva a equipe pelo trabalho de amor à vida com união da equipe.

"Sempre falo para os meus companheiros de trabalho que temos que dar o exemplo e exercer nossa profissão com amor e fazer o nosso trabalho com extrema qualidade", ensina ele.

Em Alagoas, o serviço de motolância só existe em Macieó e Arapiraca. Na capital são quatro motos para prestar serviço a uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Em Arapiraca são três motos para uma população estimada em 229.329 habitantes.

O reconhecimento pelo trabalho oferecido é o que motiva, ainda mais, o trabalho dos Pelicanos do Samu.

"Ficamos muito gratos pelo reconhecimento do nosso trabalho pela população e esperamos que o governo incentive ainda mais esse tipo de serviço e invista nos equipamentos de trabalho para podermos fazer sempre na luta pela vida das pessoas", declarou Wittames Santos.

O telefone de emergência da Samu é o 192.

Veja o vídeo do atendimento pré-hospitalar ao aposentado Givaldo Farias: