Alagoas

Otimismo de empresários é moderado para o carnaval

Por Redação com Fecomércio 26/01/2016 17h05
Otimismo de empresários é moderado para o carnaval
- Foto: Reprodução

De uma forma bem diferente, o período carnavalesco movimenta a economia local. A compra de presente não é bem a opção, mas os foliões optam pacotes turísticos, elevação da demanda por hotéis, produtos de confecção e roupas, além de serviços relacionados à gastronomia e bebidas alcoólicas.

A Fecomércio realizou uma pesquisa, através do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD)que aponta 59,9 % dos empresários do comércio de Maceió estão com otimismo moderado e 10,5% com grande expectativa de vendas (10,5%) ante 26% ruim e 3,6% para vendas péssimas.

A pesquisa foi realizada a fim de entender a dinâmica das vendas no início deste ano e as expectativas de comercialização para o mês de janeiro e para o Carnaval. Conforme o levantamento, 77% das empresas entrevistadas vão aderir às promoções de início de ano. Para o consumidor, será uma boa oportunidade de comprar produtos com excelentes descontos.

Janeiro costuma ser um mês no qual as empresas renovam os estoques para as novas linhas de produtos no mercado. O Carnaval contribui com as vendas, inclusive pode manter funcionários temporários contratados para as festas de fim de ano para atender a demanda nesse período.

Segundo o economista do IFEPD, Felippe Rocha, além das liquidações de início de ano, a expectativa dos empresários está otimista sobre o nível de vendas, mesmo entendendo que hoje há um endividamento elevado da população.

O relatório do Instituto Fecomércio aponta que 31,5% das empresas dos mais diversos segmentos venderam mais em dezembro de 2015 do que em 2014 e 26,8% venderam a mesma quantidade. “Cria uma expectativa de que as vendas possam melhorar no início de ano. Por isso, quando perguntados aos empresários, 69% demonstraram que as vendas de janeiro serão boas e 12% muito boas”, comentou Felippe.

EXPECTATIVA CARNAVAL

A pesquisa aponta também a expectativa de vendas por segmento para o Carnaval em uma escala que vai de muito boa, boa, ruim e péssima. A expectativa para os empresários de vestuário corresponde a boa (67,3%), muito boa (8,7%), ruim (21,3%) e péssima (2,7%). Já para acessórios e perfumaria, é muito boa (11,5%), boa (60,7%), ruim (26,2%) e péssimo (1,6%).

Os empresários de calçados estão otimistas, pois a expectativa é muito boa (19,5%), boa (58,5%), ruim (19,5%) e péssima (2,4%). Para as agências de viagens muito boa (28,6%), boa (42,9%), ruim (14,3%) artigos de confecção bom para 100% dos entrevistados.