Otimismo de empresários é moderado para o carnaval

De uma forma bem diferente, o período carnavalesco movimenta a economia local. A compra de presente não é bem a opção, mas os foliões optam pacotes turísticos, elevação da demanda por hotéis, produtos de confecção e roupas, além de serviços relacionados à gastronomia e bebidas alcoólicas.
A Fecomércio realizou uma pesquisa, através do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD)que aponta 59,9 % dos empresários do comércio de Maceió estão com otimismo moderado e 10,5% com grande expectativa de vendas (10,5%) ante 26% ruim e 3,6% para vendas péssimas.
A pesquisa foi realizada a fim de entender a dinâmica das vendas no início deste ano e as expectativas de comercialização para o mês de janeiro e para o Carnaval. Conforme o levantamento, 77% das empresas entrevistadas vão aderir às promoções de início de ano. Para o consumidor, será uma boa oportunidade de comprar produtos com excelentes descontos.
Janeiro costuma ser um mês no qual as empresas renovam os estoques para as novas linhas de produtos no mercado. O Carnaval contribui com as vendas, inclusive pode manter funcionários temporários contratados para as festas de fim de ano para atender a demanda nesse período.
Segundo o economista do IFEPD, Felippe Rocha, além das liquidações de início de ano, a expectativa dos empresários está otimista sobre o nível de vendas, mesmo entendendo que hoje há um endividamento elevado da população.
O relatório do Instituto Fecomércio aponta que 31,5% das empresas dos mais diversos segmentos venderam mais em dezembro de 2015 do que em 2014 e 26,8% venderam a mesma quantidade. “Cria uma expectativa de que as vendas possam melhorar no início de ano. Por isso, quando perguntados aos empresários, 69% demonstraram que as vendas de janeiro serão boas e 12% muito boas”, comentou Felippe.
EXPECTATIVA CARNAVAL
A pesquisa aponta também a expectativa de vendas por segmento para o Carnaval em uma escala que vai de muito boa, boa, ruim e péssima. A expectativa para os empresários de vestuário corresponde a boa (67,3%), muito boa (8,7%), ruim (21,3%) e péssima (2,7%). Já para acessórios e perfumaria, é muito boa (11,5%), boa (60,7%), ruim (26,2%) e péssimo (1,6%).
Os empresários de calçados estão otimistas, pois a expectativa é muito boa (19,5%), boa (58,5%), ruim (19,5%) e péssima (2,4%). Para as agências de viagens muito boa (28,6%), boa (42,9%), ruim (14,3%) artigos de confecção bom para 100% dos entrevistados.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
