Cidades históricas alagoanas resgatam Carnaval com blocos de rua

Uma das maiores e mais tradicionais festas do mundo, o Carnaval brasileiro se destaca pela grande variedade de manifestações populares. O período reúne milhares de foliões nas ruas de todo o País. Este ano, as cidades históricas alagoanas se engajaram para resgatar os tradicionais Carnavais de Rua.
Com marchinhas, fantasias improvisadas e um clima familiar nas ruas, as cidades de Penedo, Piranhas e Marechal Deodoro se preparam para receber um elevado número de turistas no período da festa do Momo.
“Carnaval é época de atrair visitantes aos mais variados destinos turísticos. Diversas festas acontecerão simultaneamente em todo o Estado, movimentando a economia local e gerando emprego, renda e lazer para a população alagoana”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.
Penedo
Às margens do Rio São Francisco, Penedo é conhecida como cidade dos sobrados e ocupa o posto de uma importante vitrine da história de Alagoas. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o município se prepara para a tradicional Sexta-feira da Lavagem. Há mais de 30 anos, moradores e turistas abrem o Carnaval com a lavagem do beco e da escadaria da igreja Nossa Senhora do Rosário.
Na ocasião, os visitantes vão assistir o desfile das baianas e de diversas bandas de frevo e orquestras filarmônicas locais que animam a noite. Ao longo do Carnaval, mais de 22 blocos particulares foram cadastrados na Liga dos Blocos do município e farão a festa nas ruas da cidade histórica.
Marechal Deodoro
Com o objetivo de levar lazer à população e atrair visitantes, no período do carnaval, as cinco orquestras filarmônicas de Marechal Deodoro serão divididas e distribuídas para animar mais de 40 blocos de rua.
Berço do primeiro presidente da República, o município encontra no turismo uma das principais fontes de emprego e renda. A proximidade da capital alagoana deverá ser um grande diferencial para a região na atração de turistas durante a festa popular.
Na cidade, situam-se famosas praias como a Praia do Francês, Praia do Saco e Prainha, além do atrativo povoado da Massagueira, um importante polo gastronômico que fica às margens da lagoa Manguaba. No centro da cidade, é possível encontrar museus, prédios e igrejas católicas tombadas como patrimônio histórico pelo Iphan.
Piranhas
Situada no sertão alagoano, a cidade histórica de Piranhas também vai resgatar os carnavais históricos e tradicionais. Bandas de frevo e a orquestra filarmônica Mestre Elísio vão se dividir para sair todos os dias pelas ladeiras da cidade.
O bloco das crianças, bloco das virgens e o bloco em homenagem ao Maestro Julio Vieira são os mais esperados pela população local.
A cidade está desde o Natal com 100% de ocupação hoteleira, mas as cidades vizinhas estão preparadas para absorver a demanda dos visitantes durante o carnaval. Devido a grande demanda, os interessados em conhecer os passeios da Rota do Cangaço e dos Cânions do São Francisco devem garantir suas reservas com antecedência.
Últimas notícias

Crédito consignado CLT será liberado pelos canais eletrônicos dos bancos a partir de sexta

Sefaz Alagoas facilita a isenção para beneficiários do IPVA
Terremoto de magnitude 6,2 atinge costa de Istambul na Turquia

Projeto Atletas do Futuro promove evento de combate às drogas na zona rural de Igaci

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Homem morre após bater a cabeça enquanto trabalhava em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
