Verão no Bosque é bem-estar à saúde e proporciona lazer

Uma tarde descontraída no Bosque das Arapiracas, no Centro de Arapiraca, um dos cartões-postais de lazer e bem-estar à saúde ganha ainda mais vida com o Projeto Verão no Bosque, que acontece aos sábados, das 17h às 20h.
No último sábado (13), o clima foi de atividades físicas e dança, muita dança. O espaço fica ao lado da fonte luminosa. Uma estrutura de palco e som do Dj Rafa é armada e um super banner com o nome do projeto serve de cenário para dar visibilidade ao projeto.
Na parte alta das escadarias, que funciona como palco, é o lugar dos professores de educação física que dão aula de dança e Zumba, uma modalidade do mundo fitness que mistura atividade física tradicional aeróbica e dança no ritmo latino, caribenho, capaz de queimar calorias sem que o praticante perceba.
A parte baixa se transforma numa espécie de salão, onde os alunos se posicionam em filas para a prática esportiva. Tudo acontece ao ar livre em um cenário cercado de verde, pôr do sol e um anoitecer refrescante nessas noites de verão em Arapiraca.
O projeto Verão no Bosque, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Coordenação de Comunicação, é coordenado por Fabrício Azevedo, que pretende realizar o evento todos os sábados até a passagem da tocha olímpica por Arapiraca, prevista para o final do mês de maio.
"É o que queremos uma vez que o projeto está tendo uma receptividade muito positiva pela população que frequenta o Bosque das Arapiracas e tem essa atração aqui", explicou Fabrício Azevedo.
Para manter o projeto Verão no Bosque a prefeitura conta com o apoio das empresas Life Academia e Mundo Verde. Os instrutores Gê Alves e Júnior Cambrainha são voluntários do projeto e dão aula como se estivessem nas academias que trabalham na cidade.
Eles consideram o projeto uma iniciativa muito importante da prefeitura porque estimula a população a sair do sedentarismo e praticar atividade física por intermédio da dança.
"Além de proporcionar bem-estar físico à saúde, o projeto se torna um ponto de encontro de pessoas que se conhecem aqui e passam a conviver em um intercâmbio de informações sobre as atividades físicas realizadas em Arapiraca. É show de bola", declarou o professor Gê Alves.
Para o professor de Zumba, Júnior Cambrainha, o projeto incentiva as pessoas a terem qualidade de vida por meio das ações de saúde e perdem uns quilinhos a mais para ficar em forma e de bem com o coração e o corpo.
"A Zumba trabalha o batimento cardíaco e a coordenação motora, uma vez que exercitamos através da música a intensidade do movimento corporal, realizando quatro coreografias repetitivas em uma só música o que permite perder de 800 calorias a mil calorias em cada música", afirmou Cambrainha.
Para todas as idades
O público que frequenta e participa do projeto no Bosque das Arapiracas é de todas as idades e formas físicas. Aqui não se tem preconceito com esses fatores. As atividades são abertas para quem quiser participar e, ao ar livre, ganham ainda mais beleza e integração entre as pessoas.
Além do mais, a Coordenação de Comunicação disponibiliza o radialista Valter Gomes para trabalhar durante as três horas do projeto, incentivando o público presente a participar do evento e anunciando as ações da prefeitura.
"É um trabalho divertido e sabemos que estamos contribuindo com a qualidade de vida dos arapiraquenses e de todas as pessoas que frequentam aqui, mesmo que seja um turista de passagem pela cidade e que se mistura com a nossa gente para desfrutar dos benefícios desse projeto", disse Valter Gomes durante o intervalo de uma atividade e outra.
O técnico em informática Júnior Alves, de 27 anos, sabe que está acima do peso, mas não é por isso que ele aproveita seu passeio pelo bosque para entrar na "onda" do Verão no Bosque para se movimentar e perder uns quilinhos.
"Olha, além de me exercitar que é muito importante para a minha saúde eu acabo me divertindo muito e, com isso, beneficio também a minha mente, que fica mais leve, mais suave e acabo proporcionando um bem-estar muito positivo para mim", relatou ele depois da sessão da aula de dança.
Para a estudante Rosy Ferreira, de 23 anos, que já pratica esportes e aulas aeróbicas em uma academia de Arapiraca, as aulas ao ar livre do projeto Verão no Bosque são um motivo a mais para ela se sentir bem com a vida.
"É um projeto muito interessante que desperta em nós a vontade de cuidar da saúde e nos tira daquela preguicinha (sic) indesejável que nos leva ao sedentarismo, além disso é uma opção para quem faz caminhada e vem se exercitar aqui no Bosque, adorei", disse Rosy sorrindo de felicidade.
Feliz da vida e se divertindo com as coreografias da Zumba estava mesmo a comerciária Anastácia de Farias, de 51 anos, que foi ao bosque passear e aproveitou o projeto para ser uma das dezenas de pessoas que estavam alí só assistindo as atividades dançantes.
"Estou assistindo ao projeto pela primeira vez e estou encantada com essa ação da prefeitura. No próximo sábado voltarei com a roupa adequada e vou cair no ritmo dessas coreografias", prometeu Anastácia de Farias.
Alimentação
Nem só de exercícios físicos vivem o corpo humano, mas de boa alimentação também. Por isso, o projeto Verão no Bosque disponibiliza uma Feira Gourmet com comidas dos food trucks para repor as energias, até mesmo para os que não participam das aulas de dança e Zumba.
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Helena dos Santos, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
