Governador confirma instalação da Embrapa em Alagoas em breve
O governador Renan Filho, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reuniu-se nesta quinta-feira (18), com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adiantou que até o dia 15 de março os pesquisadores locais devem apresentar um estudo preliminar para a implantação de uma unidade em Alagoas e que, até o mês de abril, o projeto será consolidado.
O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante uma reunião, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e representantes do setor empresarial de Alagoas, no mês de novembro de 2015. De acordo com Renan Filho, após o perfil, local, nomenclatura oficial da Embrapa, unidade Alagoas serem definidos, o conselho federal da Empresa vai analisar e com a aprovação do mesmo, será iniciada a construção da estrutura física.
“A chegada da Embrapa em Alagoas é a concretização de uma demanda antiga e vai garantir um salto em ciência, tecnologia, inovação e condições para elevarmos a produtividade do campo. Garantindo, assim, mais emprego, desenvolvimento e melhor distribuição de renda, já que a agricultura é uma das nossas principais vocações”, explicou o governador.
Segundo o pesquisador da Embrapa, João Flávio Veloso, a proximidade com o Governo do Estado é fundamental para consolidarmos uma proposta coletiva, porque é necessário escutar as demandas e entender como Alagoas funciona.
“A partir daí vamos construir uma proposta de futuro, uma parcela de contribuição ao desenvolvimento de Alagoas. Estamos com a previsão de trabalharmos o mais rápido possível, para que avancemos nas etapas, até a concretização. Estamos analisando ainda, o melhor local, para que a sede seja construída, com o objetivo de agregar um ponto estratégico para a locomoção dos cientistas e demais profissionais, que aqui irão trabalhar”, ressaltou o pesquisador.
Expectativas
O secretário Álvaro Vasconcelos, adianta que a maior finalidade da instalação da Embrapa em Alagoas é fortalecer a agricultura familiar, por meio da fruticultura, horticultura e tubérculos. “A empresa vai fazer com que a agricultura familiar melhore a produção e a sua produtividade, através dos melhoramentos genéticos que a Embrapa vai desenvolver no Estado”, disse Vasconcelos.
O gestor da Seagri adianta também, que já existe um provável nome, para a unidade local. “Sempre baseado no que vamos ouvir dos setores produtivos. É possível que ela seja denominada de Embrapa Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”, completou o secretário.
Últimas notícias
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Limpeza de túmulos e comércio de flores já movimentam o maior cemitério de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
