Governador confirma instalação da Embrapa em Alagoas em breve

O governador Renan Filho, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reuniu-se nesta quinta-feira (18), com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adiantou que até o dia 15 de março os pesquisadores locais devem apresentar um estudo preliminar para a implantação de uma unidade em Alagoas e que, até o mês de abril, o projeto será consolidado.
O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante uma reunião, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e representantes do setor empresarial de Alagoas, no mês de novembro de 2015. De acordo com Renan Filho, após o perfil, local, nomenclatura oficial da Embrapa, unidade Alagoas serem definidos, o conselho federal da Empresa vai analisar e com a aprovação do mesmo, será iniciada a construção da estrutura física.
“A chegada da Embrapa em Alagoas é a concretização de uma demanda antiga e vai garantir um salto em ciência, tecnologia, inovação e condições para elevarmos a produtividade do campo. Garantindo, assim, mais emprego, desenvolvimento e melhor distribuição de renda, já que a agricultura é uma das nossas principais vocações”, explicou o governador.
Segundo o pesquisador da Embrapa, João Flávio Veloso, a proximidade com o Governo do Estado é fundamental para consolidarmos uma proposta coletiva, porque é necessário escutar as demandas e entender como Alagoas funciona.
“A partir daí vamos construir uma proposta de futuro, uma parcela de contribuição ao desenvolvimento de Alagoas. Estamos com a previsão de trabalharmos o mais rápido possível, para que avancemos nas etapas, até a concretização. Estamos analisando ainda, o melhor local, para que a sede seja construída, com o objetivo de agregar um ponto estratégico para a locomoção dos cientistas e demais profissionais, que aqui irão trabalhar”, ressaltou o pesquisador.
Expectativas
O secretário Álvaro Vasconcelos, adianta que a maior finalidade da instalação da Embrapa em Alagoas é fortalecer a agricultura familiar, por meio da fruticultura, horticultura e tubérculos. “A empresa vai fazer com que a agricultura familiar melhore a produção e a sua produtividade, através dos melhoramentos genéticos que a Embrapa vai desenvolver no Estado”, disse Vasconcelos.
O gestor da Seagri adianta também, que já existe um provável nome, para a unidade local. “Sempre baseado no que vamos ouvir dos setores produtivos. É possível que ela seja denominada de Embrapa Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”, completou o secretário.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
