Moradores do Brisa e direção da FrigoVale se reúnem
Protesto com fechamento da AL-115 e reunião dos moradores do Conjunto Residencial Brisa do Lago com direção da FrigoVale e representante da Prefeitura de Arapiraca, nesta quarta-feira (24), agilizou a solução para acabar com o odor causado pela empresa, em Arapiraca.
O encontro aconteceu em um dos galpões do próprio conjunto residencial com a presença de moradores, do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Barbosa, e do diretor administrativo da FrigoVale, Jaelson Gomes.
Os moradores denunciam que o odor que sai das lagoas que recebem os resíduos do animal morto após o abate estaria prejudicando a saúde da população que mora na região próxima à empresa. Casos de alergia e problemas respiratórios estariam afetando adultos e crianças.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca, Ivens Barbosa, explicou que a reunião entre o poder público e a comunidade já estava marcada para esta quarta-feira, por intermédio do vereador Fabiano Leão (PSDB), e não entendeu o porquê do protesto.
Segundo o secretário, já havia preocupação da prefeitura com a questão do mau cheiro que seria exalado com o abate de animais e houve debate sobre o sistema ideal que a empresa utilizaria para tratar os efluentes do frigorífico. A empresa utiliza o sistema de lagoas em série, para a estabilização do odor.
"A princípio não era para a FrigoVale produzir esse mau cheiro e já conversamos com a direção da empresa para adotar práticas para evitar esse problema como uma cortina verde com plantação de eucaliptos, jasmins e sabiás", disse Ivens Barbosa.

O diretor da FrigoVale, Jaelson Gomes, afirmou durante a reunião que a empresa também estava preocupada com a situação e se prontificou de resolver o problema.
"Já estamos enchendo as lagoas de água e contratamos uma empresa para retirar os resíduos e as fezes dos animais e estamos juntos com a prefeitura para solucionar este problema o mais rápido possível", afirmou Jaelson Gomes.
O morador Marcelo disse que o protesto da comunidade foi legítimo e que eles prestaram queixa na Central de Polícia Civil sobre o caso e que vão levar o problema para a justiça.
"Se logo não for resolvido vamos também para o fórum da cidade e levar essa situação para as autoridades do Judiciário com um abaixo-assinado para que as providências sejam tomadas o mais rápido possível", disse o morador.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
