Professores da Ufal publicam livro sobre pesca artesanal no Baixo São Francisco
Degradação da Bacia Hidrográfica e a importância social das atividades pesqueiras. Esse é o tema discutido no livro A pesca artesanal no baixo São Francisco: Atores, recursos, conflitos, escrito por pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com professores e alunos do programa de pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
De acordo com um dos autores, o professor Cláudio Sampaio, o livro reúne seis capítulos que tratam de múltiplos aspectos relacionados à pesca e conflitos socioambientais nos territórios do Baixo São Francisco, com relatos atuais que abrangem recursos pesqueiros, artes de pesca, formas de uso e de apropriação dos espaços e recursos naturais.
Um dos destaques da publicação é o capítulo intitulado Peixes, pesca e pescadores do Baixo São Francisco, Nordeste do Brasil produzido pelos professores Cláudio Sampaio, Andréa Paiva e Emerson Soares, da Ufal. “Este capítulo reúne informações inéditas sobre pesca, pescadores e peixes do Baixo São Francisco com dados coletados desde Penedo até a sua foz, em Piaçabuçu. São apresentados novos registros de espécies de peixes, além de discutir a redução do estoque pesqueiro, a invasão de espécies não nativas e exóticas, além da estagnação da cadeia produtiva”, ressaltou Cláudio.
Para Cláudio, a publicação deste livro é indiscutível, principalmente frente ao quadro de degradação da Bacia Hidrográfica do São Francisco e da ausência de políticas públicas efetivas que visem sua recuperação. “Destacamos no livro a importância social das atividades pesqueiras e da necessidade do reconhecimento dos direitos das populações ribeirinhas, muitas vezes colocadas à margem das discussões políticas. Embora não seja um livro didático, certamente poderá ser utilizado em discussões, em sala de aula, das disciplinas de Biologia, Engenharia de Pesca, Turismo, Sociologia e Antropologia”.
Apesar de não ter um público específico, acadêmicos, gestores públicos e políticos que tenham interesse em conhecer as atividades pesqueiras, pessoas, peixes, o ambiente e os conflitos existentes na área do Baixo São Francisco podem ler o livro na versão online. A versão impressa deverá sair ainda este ano, os livros serão doados pelos autores, para a Sociedade Brasileira de Ecologia Humana, para as universidades e demais instituições públicas.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
