Professores da Ufal publicam livro sobre pesca artesanal no Baixo São Francisco

Degradação da Bacia Hidrográfica e a importância social das atividades pesqueiras. Esse é o tema discutido no livro A pesca artesanal no baixo São Francisco: Atores, recursos, conflitos, escrito por pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com professores e alunos do programa de pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
De acordo com um dos autores, o professor Cláudio Sampaio, o livro reúne seis capítulos que tratam de múltiplos aspectos relacionados à pesca e conflitos socioambientais nos territórios do Baixo São Francisco, com relatos atuais que abrangem recursos pesqueiros, artes de pesca, formas de uso e de apropriação dos espaços e recursos naturais.
Um dos destaques da publicação é o capítulo intitulado Peixes, pesca e pescadores do Baixo São Francisco, Nordeste do Brasil produzido pelos professores Cláudio Sampaio, Andréa Paiva e Emerson Soares, da Ufal. “Este capítulo reúne informações inéditas sobre pesca, pescadores e peixes do Baixo São Francisco com dados coletados desde Penedo até a sua foz, em Piaçabuçu. São apresentados novos registros de espécies de peixes, além de discutir a redução do estoque pesqueiro, a invasão de espécies não nativas e exóticas, além da estagnação da cadeia produtiva”, ressaltou Cláudio.
Para Cláudio, a publicação deste livro é indiscutível, principalmente frente ao quadro de degradação da Bacia Hidrográfica do São Francisco e da ausência de políticas públicas efetivas que visem sua recuperação. “Destacamos no livro a importância social das atividades pesqueiras e da necessidade do reconhecimento dos direitos das populações ribeirinhas, muitas vezes colocadas à margem das discussões políticas. Embora não seja um livro didático, certamente poderá ser utilizado em discussões, em sala de aula, das disciplinas de Biologia, Engenharia de Pesca, Turismo, Sociologia e Antropologia”.
Apesar de não ter um público específico, acadêmicos, gestores públicos e políticos que tenham interesse em conhecer as atividades pesqueiras, pessoas, peixes, o ambiente e os conflitos existentes na área do Baixo São Francisco podem ler o livro na versão online. A versão impressa deverá sair ainda este ano, os livros serão doados pelos autores, para a Sociedade Brasileira de Ecologia Humana, para as universidades e demais instituições públicas.
Últimas notícias

Planos de saúde em Maceió são multados em mais de R$ 390 mil
Jovem de 24 anos morre atropelada no município de São Sebastião no Agreste de AL
Deputada Gabi Gonçalves anuncia bingo especial em homenagem ao Dia das Mães em Rio Largo

Suposta gravidez pode ter sido motivação do assassinato da adolescente Ana Beatriz, diz polícia

Jovem é flagrado furtando motocicleta no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Falta de energia elétrica prejudica moradores e comerciantes do Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
