IMA divulga condições de banho em 57 trechos da costa alagoana
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga, nesta sexta-feira (11), o relatório de balneabilidade com as condições encontradas em 57 trechos de praias da costa alagoana. Produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais, o documento indica os 11 pontos considerados impróprios e os outros 46 próprios para banho.
A classificação, quanto a própria ou imprópria, é determinada pela quantidade das bactérias Escherichia coli (E.coli), consideradas patógenos, ou transmissoras de doenças, encontradas em cada 100mL das amostras coletadas. Conforme, o que determina a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
As coletas foram realizadas nos dias 7 e 8 de março, quando não houve registrado de chuvas.
No documento, esta semana volta a constar os resultados encontrados no Litoral Sul, onde foram analisadas 15 amostras, de locais entre os municípios de Marechal Deodoro e Piaçabuçu. Apenas a região da foz do rio Niquim foi considerada imprópria.
No litoral Norte, nas amostras de outros 22 trechos, entre os municípios de Paripueira e Maragogi, apenas quatro locais estão indicados como impróprios para banho. Já em Maceió, os resultados mostram que, dos 20 pontos verificados, entre as praias do Pontal da Barra e da Ipioca, seis devem ser evitados pelos banhistas.
O relatório completo, com mapas para visualização dos trechos, ficam disponíveis no site do IMA: www.ima.al.gov.br.