Arapiraca

Exposição "Não é sobre sexo. É sobre violência"

Por 7 Segundos com assessoria 14/03/2016 17h05

Ações para alertar o mundo sobre a violência contra a mulher são muitas. A partir da tarde desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres vai promover a exposição "Não é sobre sexo. É sobre violência", no Arapiraca Garden Shopping.

A exposição faz parte da campanha "Mereço Respeito" - "Mais que flores, toda mulher merece respeito!", que terminará no próximo domingo (20), mas que será lembrada o ano inteiro.

Na próxima quinta-feira (17), o auditório da Casa da Cultura vai receber a palestra sobre "Violência Moral e Sexual contra a Mulher" para oficineiros e orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A palestra também é aberta ao público.

Prêmio Notoriedade Cultural 2015

Na noite do sábado (12), a Prefeitura de Arapiraca realizou a entrega do Prêmio Mulheres de Notoriedade Cultural de Arapiraca 2015, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), que aconteceu no mezanino do Memorial da Mulher, no Alto do Cruzeiro.

O objetivo do prêmio é selecionar e premiar casos de mulheres arapiraquenses que se destacaram em sua área de atuação contribuindo com a promoção da cultura e ou mobilizando grupos culturais em 2015, reforçando a importância do seu papel para a cultura e na sociedade arapiraquense.

De acordo com a coordenadora do Memorial da Mulher, Fernanda Mota, e a secretária municipal de Cultura, Tânia Maria Santos, as homenageadas devem ser naturais de Arapiraca ou pelo menos morar no município há mais de dez anos com atuação profissional registrada na cidade.

O evento premiou oito mulheres pela relevância de seus trabalhos em 2015. Foram elas: Erady Morais Senna (Teatro); Josy Amorim (Música); Marta Eugênia (Literatura); Destaladeiras de Fumo, da comunidade Sítio Fernandes (Música); Maria de Lourdes Carvalho de Oliveira (Lourdinha) pelas ações da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR); Jéssica Tenório - Dona Flor (Música); Lucineide Bispo dos Santos (Reciclarte) e Joyce Vidal (Ballet).

"As oito homenageadas são em alusão ao dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, e que Arapiraca faz esse reconhecimento a elas pelos trabalhos que todas desenvolvem para o crescimento do nosso município", disse Fernanda Mota.

A secretária de Cultura, Tânia Maria Santos, também destacou a menção honrosa atribuindo a escolha a cinco mulheres pelos seus trabalhos: Ditinha da Sanfona (Música); Irmãs Petuba - Zeneide, Zenaide e Zenilda (Artes Plásticas); Simone Bastos; Égide Amorim (Música) e Babilônia Bezerra da Silva (Reciclarte).

"Sempre fico emocionada com esta premiação e com o trabalho feito por estas mulheres. Fazer cultura não é fácil e buscar recursos nessa área é um desafio. Portanto, este premiação é também um dos maiores desafios de todos nós", afirmou Tânia Maria Santos.

Para a secretária municipal de Política para as Mulheres, Hyseth de Fátima, a premiação valoriza cada mulher pelo trabalho que faz em prol do desenvolvimento de Arapiraca e das pessoas que são beneficiadas pela arte de cada mulher.

"É uma satisfação imensa participar desta premiação porque nos sentimos valorizadas pelo trabalho que é feito em benefício de todos os arapiraquenses", reconheceu Hyseth de Fátima.

O processo de escolha das Mulheres destaque 2015 ocorreu por meio dos membros de Comissão constituída por representantes da Imprensa Alagoana, Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), a partir das iniciativas identificadas pelos membros, por notoriedade pública e relevância para a cidade.