Tribunal de Justiça restabelece afastamento do prefeito de Japaratinga
O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas restabeleceu a decisão de 1º grau que afastou o prefeito de Japaratinga (AL), Newberto Ronald Lima das Neves, nesta terça-feira (15). O afastamento, determinado em 18 de novembro de 2015, havia sido suspenso por decisão da Presidência do Tribunal, emitida em 9 de fevereiro.
“Eu concluo meu voto no sentido de dar provimento (ao recurso do Ministério Público que pediu o restabelecimento do afastamento) por entender que a legislação faculta esse afastamento, que ainda estava no prazo”, disse o presidente Washington Luiz Damasceno Freitas, relator, acompanhado por unanimidade.
A decisão que suspendeu o afastamento havia sido concedida pela desembargadora Elisabeth Carvalho, que exercia a Presidência durante o plantão de Carnaval. A desembargadora não votou neste julgamento do Pleno.
Segundo aponta o Ministério Público Estadual, explicou Washington Luiz, o contrato com uma empresa de transporte estava sendo executado de forma irregular. O contrato previa que a empresa deveria fornecer o combustível e os motoristas, mas a própria Prefeitura estava pagando o combustível e usando servidores para dirigir os carros.
O afastamento tem o prazo de 140 dias, descontados o dias que o prefeito já ficou afastado antes da suspensão. Há ainda cerca de 60 dias restantes. O tempo foi pedido pelo MP para coleta de provas sem interferência do gestor investigado.
“A permanência do agravado no cargo tem o condão de causar lesão à ordem e à economia pública, evidenciada no risco de que este cause empecilhos à investigação processual”, ressaltou o desembargador Fábio Bittencourt, no julgamento.
O Tribunal também manteve a indisponibilidade de bens do prefeito em mais de R$ 2 milhões e 400 mil. Esse bloqueio não havia sido suspenso pela decisão de fevereiro. A decisão de 1º grau foi do juiz Odilon Marques Luz, responsável pela Comarca de Maragogi
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
