Tribunal de Justiça restabelece afastamento do prefeito de Japaratinga

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas restabeleceu a decisão de 1º grau que afastou o prefeito de Japaratinga (AL), Newberto Ronald Lima das Neves, nesta terça-feira (15). O afastamento, determinado em 18 de novembro de 2015, havia sido suspenso por decisão da Presidência do Tribunal, emitida em 9 de fevereiro.
“Eu concluo meu voto no sentido de dar provimento (ao recurso do Ministério Público que pediu o restabelecimento do afastamento) por entender que a legislação faculta esse afastamento, que ainda estava no prazo”, disse o presidente Washington Luiz Damasceno Freitas, relator, acompanhado por unanimidade.
A decisão que suspendeu o afastamento havia sido concedida pela desembargadora Elisabeth Carvalho, que exercia a Presidência durante o plantão de Carnaval. A desembargadora não votou neste julgamento do Pleno.
Segundo aponta o Ministério Público Estadual, explicou Washington Luiz, o contrato com uma empresa de transporte estava sendo executado de forma irregular. O contrato previa que a empresa deveria fornecer o combustível e os motoristas, mas a própria Prefeitura estava pagando o combustível e usando servidores para dirigir os carros.
O afastamento tem o prazo de 140 dias, descontados o dias que o prefeito já ficou afastado antes da suspensão. Há ainda cerca de 60 dias restantes. O tempo foi pedido pelo MP para coleta de provas sem interferência do gestor investigado.
“A permanência do agravado no cargo tem o condão de causar lesão à ordem e à economia pública, evidenciada no risco de que este cause empecilhos à investigação processual”, ressaltou o desembargador Fábio Bittencourt, no julgamento.
O Tribunal também manteve a indisponibilidade de bens do prefeito em mais de R$ 2 milhões e 400 mil. Esse bloqueio não havia sido suspenso pela decisão de fevereiro. A decisão de 1º grau foi do juiz Odilon Marques Luz, responsável pela Comarca de Maragogi
Últimas notícias
Vereador que assumiu Prefeitura de Rio Largo divulga carta de renúncia de Carlos Gonçalves e aciona Justiça

Previsão do tempo para Alagoas prevê temporais com rajadas de ventos em pontos isolados

Jay-Z, Kardashian e Taylor: veja as celebridades mais ricas do mundo, a Forbes

Prefeitura divulga programação artística do aniversário de Porto Calvo

Jomart Atacarejo lança guia completo de cortes de carne para clientes

Quaest: pela 1ª vez, maioria considera governo Lula pior que Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
