Eleição 2016 será a mais difícil e atípica dos últimos anos
Uma eleição atípica, difícil, com prazos apertados e muitas peculiaridades, onde o diferencial será o conhecimento da legislação. Essa é a opinião dos que participaram da reunião na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – nesta segunda-feira, dia 14. A Entidade chamou prefeitos para conhecer as mudanças impostas pela minirreforma eleitoral (Lei 13.165/2015) e as condutas vedadas aos agentes públicos.
Reunidos, o Desembargador Eleitoral Fábio Gomes, o Procurador Regional Eleitoral Marcial Coelho, o mestre em direito eleitoral e servidor do TRE Davi Moreira e os advogados Luiz Guilherme Lopes e Luciano Guimaraes da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político debateram sobre as principais alterações da legislação que reduziu os prazos, alterou regras da propaganda, aumentou as penalidades e as possibilidades de cassação e inelegibilidade.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão avaliou a reunião como “importante e profilática porque os atuais prefeitos – com direito ou não à reeleição – precisam do maior volume de informações para que o processo seja conduzido com total transparência. Essa é a forma para se garantir a democracia e a vontade popular”, acrescentou.
O Desembargador Eleitoral, Fábio Henrique Cavalcante Gomes disse que esse conhecimento é indispensável. “São muitas peculiaridades e isso requer conhecimento da legislação. Tanto pelos candidatos, como pelos advogados”.
A alteração na lei passa pelo prazo de filiação partidária que foi reduzido para seis meses, bem como a data final da convenção marcada para 5 de agosto. Há novas regras para a propaganda, como a proibição de pinturas em muros, tão comum até a última eleição. Outra mudança diz respeito ao prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, o que deve ocorrer até as 19h do dia 15 de agosto de 2016.
O Procurador Regional Eleitoral, Marcial Coelho foi enfático ao dizer que a justiça quer igualdade de condições e que a legislação mais rigorosa é uma forma de equilibrar o processo.
Especificamente com relação as condutas vedadas, ele disse aos prefeitos que elas não têm um prazo definido e orientou os gestores que reúnam suas equipes e orientem sobre as sanções existentes, porque não apenas o prefeito, mas toda a cadeia de servidores é responsável pelas ações.
Este ano o processo eleitoral terá 45 dias, começando em 16 de agosto e os prazos estão bem apertados, informou o representante do TRE, Davi Moreira, que é mestre em Direito Eleitoral. Ele apresentou as mudanças da minirreforma e as consequências para o processo.
Uma das preocupações dos gestores é com relação a prestação de contas e, segundo os advogados Luciano Guimarães e Luiz Guilherme Lopes, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral, as informações precisam respeitar as regras porque também neste quesito houve alterações.
“Não é um processo apenas de natureza administrativa. É mais que isso, requer também cuidado jurídico”, frisou Luciano Guimarães.
Para os prefeitos a reunião teve um caráter educativo e foi importante para alertar sobre os cuidados, não apenas para os que podem ser candidatos à reeleição, mas também para os que encerram o mandato este ano.
“São detalhes que podem fazer a diferença. Essa é uma eleição atípica, onde o eleitor está mais atento e por isso é tão importante o conhecimento da legislação”, acrescentou Juliana Farias, prefeita de Mar Vermelho.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
