Papa Francisco lamenta vítimas do terrorismo "cego" e "brutal"
O papa Francisco enviou uma mensagem de esperança, no Domingo de Ressurreição, mas ao mesmo tempo denunciou o terrorismo "cego" e "brutal" e demonstrou sua solidariedade às vítimas dos ataques na Europa, na África e em outras regiões.
O pontífice também demonstrou seu pesar com o fato de que refugiados que escapam da guerra e da miséria permanecem sem poder entrar na Europa, enquanto líderes políticos discutem a crise.
Neste domingo (27), dezenas de milhares de pessoas enfrentaram longas filas e checagens de segurança para poder entrar na Praça de São Pedro. Sob um sol brilhante, escutaram Francisco pronunciar o tradicional sermão de Páscoa do balcão da Basílica de São Pedro.
O papa conseguiu a admiração dos presentes ao dar em seu papamóvel uma volta pela praça, decorada com tulipas e outras flores, após realizar missa diante da basílica. Francisco se inclinou por sobre as barreiras para cumprimentar pessoas, enquanto o veículo saída do perímetro do Vaticano e os guarda-costas corriam para acompanhá-lo.
A polícia realizou revistas nos turistas, peregrinos, moradores locais e jornalistas presentes na cerimônia. Durante anos, terroristas islâmicos já mencionaram em sites extremistas o desejo de atacar o Vaticano e Roma.
Neste domingo, Francisco disse que, para os fiéis, Jesus subiu ao céu após sua morte por crucificação e "triunfou sobre o mal e o pecado". Ele lembrou das vítimas do terrorismo, "essa forma cega e brutal de violência". Ao fim da missa, falou rapidamente com o ex-rei e a rainha da Bélgica, Albert II e Paola, presentes na cerimônia. O monarca belga abdicou em 2013 em favor de seu filho mais velho, Filipe.
Em seu discurso, Francisco citou ataques recentes na Bélgica, Turquia, Nigéria, Chade, Camarões, Costa do Marfim e Iraque. Segundo ele, a Páscoa é "uma mensagem de vida para toda a humanidade.
Na semana passada, durante dois eventos públicos, o papa criticou aqueles que cometem "atos terroristas em nome de Deus".
Últimas notícias
Cartão de inscrição do concurso da Guarda Municipal de Maceió está disponível
Morte de criança reforça cobrança de Deputado Fabio Costa por penas mais duras
Renato Filho destaca complexo esportivo do Pilar como modelo de inclusão
Donos de pousada e eletricista viram réus por mortes de mãe e filho em Maragogi
Acusado de causar prejuízo de mais de R$ 30 mil com furto é preso em Maceió
Educador de Arapiraca libera aula gratuita sobre uso de telas na infância
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
