Moradores reclamam de desativação de área ambulatorial em Unidade de Pronto Atendimento
Com a criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos municípios alagoanos, a saúde pública pôde respirar com mais facilidade, mas infelizmente a crise financeira tem prejudicado a área.
Moradores de Palmeira dos Índios, cidade localizada no Agreste alagoano, denunciaram a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos que apenas a área vermelha da UPA do município está funcionando e que a área ambulatorial foi desativada.
Uma dona de casa, que preferiu ter a identidade preservada, relatou que teve o atendimento negado ao procurar a unidade de saúde para tratar de fortes dores que estava sentindo no corpo.
"Ao chegar no hospital, a atendente disse que o atendimento só estava aberto para vítimas de arma branca, arma de fogo, infarto e enveneneamento", disse.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Palmeir dos Índios, que é a responsável pela manutenção da UPA, e foi informado de que o problema será regularizado em breve e que o Instituto responsável está em diálogo com os médicos pra resolver e ampliar os atendimentos.
A Upa de Palmeira foi inaugurada em abril de 2014 e é responsável pelo atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de oito municípios da 7ª Região de Saúde, totalizando quase 153 mil alagoanos.