Alagoas

Alagoas vai receber mais R$ 19,5 milhões para rede pública hospitalar

Por 7 Segundos com assessoria 01/04/2016 15h03

O estado de Alagoas passou a contar com uma ampliação de R$ 19,5 milhões no orçamento dos serviços de Média e Alta Complexidade ligados à Rede Hospitalar do Estado.

Os recursos serão repassados pelo Ministério da Saúde, graças a intervenção do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

O incremento foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e oficializado através da portaria n° 528, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (31).

A liberação dos recursos foi autorizada com base em deliberações realizadas nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que conta com a participação de representantes das gestões municipais de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, os recursos serão utilizados para a ampliação do acesso e melhor estruturação da assistência. Com isso, haverá ampliação do número de exames de diagnóstico, da assistência clínica, das cirurgias, da assistência oncológica, das reabilitações, da assistência pré e pós-operatória e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Transplantes e doenças raras



Ainda de acordo com a gestora da saúde estadual, os recursos serão utilizados para a realização de transplantes e tratamentos de doenças raras.

“A liberação dos recursos é fruto de um trabalho técnico e persistente dos gestores da saúde e do governador Renan Filho, que atuou de forma decisiva junto aos representantes do Ministério da Saúde para que tenhamos uma Rede de Saúde Pública qualificada”, explicou Rozangela Wyzomirska.

“A construção de políticas públicas de saúde acontece de forma democrática, sempre levando em consideração as demandas e desafios específicos de cada região”, esclareceu a secretária de Estado da Saúde.

Com os novos recursos, ainda de acordo com ela, Alagoas vai avançar no compromisso de oferecer uma assistência cada vez mais resolutiva e abrangente.

“O governo estadual trabalha para que a população tenha assegurado o seu direito constitucional à saúde", destacou a gestora estadual da saúde.