Agricultores familiares recebem doação de 40 mil alevinos
Quarenta famílias de agricultores familiares do município de Mar Vermelho foram beneficiadas, nesta quinta-feira (7), pela entrega de 40 mil alevinos realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Os alevinos de tilápia vão ser utilizados para alimentação e para o incremento da renda dessas famílias, com a comercialização do excedente nas feiras da região.
Nesta sexta-feira (8), 24 famílias do município de Chã Preta poderão abastecer seus açudes e barragens com mais 7 mil alevinos. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, em 2016, o Programa de Distribuição de Alevinos executado pelo Governo de Alagoas já entregou 785.600 filhotes de tilápia e tambaqui em mais da metade dos municípios alagoanos. Foram 175.350 em janeiro, 277.300 em fevereiro, 265.950 em março e 67.000 nesta primeira semana de abril.
“Em 2015, mesmo com o processo de absorção da estrutura da antiga Secretaria da Pesca e Aquicultura pela Seagri, distribuímos mais de 2 milhões de alevinos em todo o Estado, beneficiando 2.587 famílias de trabalhadores rurais. Este ano, devemos atingir esse número no início do segundo semestre. Essa é uma ação que se soma ao trabalho do governador Renan Filho em promover uma nova Alagoas para o produtor rural”, afirmou Vasconcelos.
A entrega de alevinos em Mar Vermelho contou com as presenças da prefeita Juliana Almeida e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, além de dirigentes de associações, cooperativas e sindicatos rurais, lideranças comunitárias e vereadores do município.
“Sentimos uma alegria muito grande em beneficiar todas essas famílias por meio da parceria que mantemos com a Secretaria de Agricultura. Não vamos parar por aqui e, nos próximos meses, queremos entregar mais alevinos e promover mais melhorias nas condições de vida do agricultor familiar da nossa cidade”, disse a prefeita Juliana Almeida.
O secretário Álvaro Vasconcelos lembrou ainda da importância da distribuição de alevinos para a economia alagoana.
“Essa ação incentiva a aquicultura e a piscicultura no Estado, transformando-as em uma atividade rentável para milhares de famílias de pequenos agricultores. Isso promove a circulação de renda nos municípios, aquecendo o comércio. Na etapa final, a Seagri promove também as feiras, como a Feira do Peixe Vivo, onde as famílias beneficiadas são incentivadas a participar para comercializar esse pescado”, disse Vasconcelos.
Na Semana Santa, em março, a Seagri realizou a primeira edição da Feira do Peixe Vivo em 2016. Foram comercializadas 12 toneladas de 25 variedades de pescado, movimentando cerca de R$ 400 mil. A segunda edição da feira este ano está prevista para o mês de setembro.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
