Calçada ?modelo? é destruída e deficientes da Adefal clamam por acessibilidade
Membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara ameaça entrar com ação; empresa se compromete em revitalizar o trecho
Uma calçada “modelo” têm causado diversos transtornos para os deficientes da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). O que era para ser exemplo de acessibilidade, já não agrada mais. É que um trecho da calçada do Cepa, localizado no bairro do Farol, parte alta de Maceió, foi “destruído” por uma Construtora que realiza serviços de saneamento e esgoto na região.
A ligação tem 400 metros de extensão. A passagem comprometida compreende a Avenida Fernandes Lima e a Rua Clementino do Monte. A calçada era considerada totalmente adequada à acessibilidade porque atendia às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). [
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA
O vereador Luiz Carlos Santana (DEM), membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e ex-presidente da Adefal, ameaça entrar com uma ação junto ao Ministério Público (MP/AL) se o problema não for resolvido nos próximos dias. “Quebraram toda a calçada sem nenhum tipo de autorização. Isso é um absurdo. Todas as pessoas tem o direito de ir e vir. Se um deficiente cair e fraturar uma perna, por exemplo, de quem é a culpa?”, questionou.
Ainda segundo ele, a elevação gerada pelas obras e a mudança na cor da superfície transitante complica a vida dos deficientes visuais. Na última quinta-feira (07), no plenário da Câmara de Maceió, Santana cobrou medidas urgentes para que a situação seja resolvida tão logo.
ADEFAL
O presidente da Adefal, João Ferreira, afirma que recebe, todos os dias, diversas reclamações dos membros da associação e espera que a construtora se posicione e adote as medidas cabíveis. “Os deficientes também merecem ser tratados com respeito”, resumiu.
SMCCU
Em entrevista ao 7 Segundos, Reinaldo Braga, superintendente da SMCCU (Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano), diz estar ciente do caso e que vai cobrar o reparo completo da calçada. “Advertimos a construtora e só vamos liberar o Habite-se depois da recuperação daquele trecho”, ressaltou.
CONY ENGENHARIA
A Cony Engenharia declarou que a empresa vai realizar os devidos reparos e que respeita os deficientes. Ainda segundo ela, os trabalhos são licenciados pelos órgãos competentes e as melhorias serão feitas paulatinamente nos finais de semana por conta do fluxo intenso de pessoas na região.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
