IMA monitora obras ilegais de contenção do avanço do mar

A equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em ação conjunta com a gerência de Monitoramento e Fiscalização do órgão, deverá atuar, nos próximos dias, para combater as obras ilegais de contenção da erosão marinha. No início desta semana, técnicos do Instituto fizeram um levantamento fotográfico, durante sobrevoo entre Maceió e Maragogi, para identificar essas instalações.
Segundo Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do Instituto, durante a ação foram identificadas diversas intervenções ilegais, funcionando sem as aprovações necessárias dos órgãos ambientais competentes e sem nenhum estudo de impacto ambiental. “Identificamos casos onde, além de não conter o avanço do mar, a obra ainda agrava o processo erosivo”, explicou Ricardo.
As ações realizadas para contenção da erosão marinha têm sido tema de debates em todo o país e um dos principais objetivos do sobrevoo foi também buscar soluções adequadas para as áreas urbanizadas que estão sendo afetadas pelo fenômeno. “Além disso, a equipe deve preparar um material com o que foi levantado para realizar um seminário nacional sobre erosão marinha/costeira em Alagoas”, disse o coordenador.
Periodicamente, os fiscais do IMA irão monitorar os locais onde há registro de avanço do mar. Os responsáveis pelos obras que forem encontradas implantadas de forma irregular, deverão responder processo administrativo no Instituto.
Últimas notícias

Justiça acata ação do MPAL e ordena remoção do ônibus que tombou na Serra da Barriga

Velório de Francisco é aberto; 20 mil pessoas devem se despedir do papa

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Adolescente embriagado danifica portão de centro de acolhimento em Arapiraca

Pé-de-Meia: 2ª parcela de 2025 será paga a partir desta quarta-feira

Homem é preso com espingarda calibre 12 escondida em residência na cidade de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
