Polícia Federal investiga disparidade entre números de eleitores e população
Agentes da Polícia Federal estiveram, na última semana, na cidade de Belém, no Agreste do estado de Alagoas, para investigar a disparidade entre os números de eleitores e da população local.
Segundo o juiz Geneir Marques, responsável pela 10ª Zona Eleitoral, da qual faz parte o município de Belém, está em andamento uma ação penal, que corre em segredo de Justiça, para averiguar se realmente há irregularidades com relação ao número de eleitores na cidade.
De acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município agrestino possui 4.589 eleitores. Os dados são do mês de abril deste ano.
O problema é que, segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, Belém possui apenas 4.552 habitantes. A estimativa do órgão era que até 2015 este número fosse de 4.585 habitantes.
Em outras palavras, a cidade de Belém possui quatro eleitores a mais que o total de habitantes estimado para o ano passado.
A explicação mais sensata seria a de que muitos eleitores de Belém não moram efetivamente no município, apesar de votarem lá. Mas, mesmo assim, a disparidade é muito grande.
Fazendo um comparativo com a cidade de Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral do estado por exemplo, percebemos o quanto os números são estranhos. A Capital do Agreste tem, segundo o IBGE, 231.053 habitantes e, segundo o TSE, 135.445 mil eleitores.
Como crianças e adolescentes até 15 anos não votam, o normal seria que realmente houvesse uma diferença muito grande entre o número de eleitores e o de habitantes, como ocorre em Arapiraca.
O que dá a entender é que em Belém, crianças, adolescentes com idades até 15 anos e defuntos são portadores de títulos de eleitor.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
