Arapiraca

Arapiraca vacina 69, 23% da população contra a gripe H1N1, mas faltam profissionais

Por 7 Segundos 12/05/2016 18h06

Os profissionais da Saúde de Arapiraca já vacinaram 69,23% da população contra a gripe H1N1. O município já está no terceiro lote da vacina, mas pode prorrogar o período de vacinação para atingir a meta de 100% de pessoas vacinadas. Mesmo assim, há denúncias de que têm postos de saúde que não estão vacinando.

De posse das denúncias, a equipe do Portal 7 Segundos foi até o 4º Centro de Saúde, que fica no bairro Itapoã, para saber o motivo de não haver a vacina contra a gripe H1N1 na unidade de saúde.

A diretora do 4º Centro, Silvânia Rocha, afirmou que há a vacina e que a situação deverá ser normalizada até a próxima segunda-feira (16). E explicou que os enfermeiros da unidade aderiram à paralisação dos servidores municipais.

"Os técnicos e auxiliares de enfermagem não podem atender à população sem a supervisão do enfermeiro e por esta razão estamos parados sem poder atender", reforçou Silvânia Rocha.

Não falta vacina

Por outro lado, a diretora do 4º Centro de Saúde frisou que a população considerada de risco, ou seja, que tem mais chance de pegar a gripe serão vacinadas.

Os grupos de risco são os idosos com 60 anos ou mais; grávidas a partir de 12 semanas; mães até 45 dias depois do parto; crianças de seis meses a menores de cinco anos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; trabalhadores de saúde; população indígena e pessoas privadas de liberdade - os detentos.

"A comunidade não pode sofrer com a situação dos servidores, mas não faltará a vacina para essa população", afirmou a diretora Silvânia Rocha.

Ela disse que as pessoas que quiserem se vacinar e moram na região do 4º Centro poderão se vacinar no 5º Centro de Saúde, próximo ao Hospital Regional de Arapiraca, onde os enfermeiros não aderiram à greve e estão vacinando.