Médico responsável por mais de 200 transplantes de rins, recebe Comenda Manoel André
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira (18), sessão solene para homenagear com a Comenda Manoel André, o médico Guilherme Pitta, cirurgião do Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama).
A autora da homenagem foi a vereadora Aurélia Fernandes, que bastante emocionada, falou sobre o trabalho do homenageado na área da saúde em Arapiraca.
Segundo ela, prestar uma homenagem ao professor adjunto de cirurgia da Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal), o Poder Legislativo não está fazendo nenhum favor, mas fazendo justiça a quem tanto tem feito pela saúde pública do município, principalmente com os transplantados representados naquela solenidade, pelo paciente Hélio.
Aurélia Fernandes, lamentou que Arapiraca não esteja mais realizando transplantes de rins desde 2015, e até pediu a administração municipal, que retorne com os serviços para continuar salvando vidas como vinha fazendo.
Bastante emocionada, parando seu discurso por várias vezes, Aurélia Fernandes, lembrou do esposo Plácido, que faleceu com problemas renais e disse que é preciso uma maior atenção com os pacientes.
Também falaram sobre o homenageado, a diretora da Universidade Federal deAlagoas (Ufal), campus de Arapiraca, Dr. Eliane Cavalcante, Dr. Aquiles, membro da equipe do Chama e Noélia Barbosa, representando o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa.
Bastante irreverente como bem foi colocado pelos colegas de profissão, o médico-cirurgião e homenageado, Guilherme Pita, lembrou que ao realizar em 1999, o primeiro transplante de rins em Arapiraca, viu na equipe, a oportunidade de realizar um trabalho para salvar vidas.
Ele lembrou, que eram feitos 30 transplantes renais por ano,dando a Arapiraca, o titulo de referência em todo o Nordeste como a cidade modelo em excelência de qualidade em transplantes.
Em 2015, em sua página na rede social, o médico Guilherme Pitta, comemorou um dado importante e momento único na vida de todos que faziam na época, a equipe de transplante renal no Hospital Chama em Arapiraca.
Segundo ele, completou, em março de 2015, 200 transplantes renal foram realizados em Arapiraca.
Como sempre gosta de dividir o sucesso do seu trabalho, ele comemorou parabenizando a equipe pelo sucesso dos transplantes.
Ele concluiu, lendo a poesia das Destaladeiras de Fumo, porém, antes disse que gostaria de retornar à Câmara Municipal de Arapiraca, com toda a sua equipe para falar sobre os transplantes renais, reafirmando o seu desejo também, de que Arapiraca, retorne com os transplantes renais e que vai lutar para isso aconteça.
Estiverem prestigiando a solenidade, além dos vereadores Ronaldy Vital Rios, a autora da homenagem, a vereadora Aurélia Fernandes, a Professora Graça, Rogério Nezinho, Dorge do Queijo, Josias Albuquerque, Adalberto Saturnino, Gilvania Barros e Fabiano Leão, além de familiares, companheiros de profissão e amigos do homenageado.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
