Prefeitura aumenta taxa de uso do espaço público; comerciantes reclamam
Valor duplicou em menos de seis meses; crise promoveu queda nas vendas
Os comerciantes da Praça da Independência, situada no Centro de Maceió, estão preocupados com o aumento da taxa de uso do espaço público cobrada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano. Eles alegam que o valor duplicou em menos de seis meses e não possuem condições financeiras para pagar a despesa.
Os ambulantes da Orla de Ponta Verde também passam pela mesma situação. A crise econômica promoveu uma queda brusca nas vendas e a categoria afirma que não contabiliza lucro desde então. “É muito difícil. Difícil demais. Ninguém tá vendendo nada”, falou uma comerciante.
Eles se dizem prejudicados com a medida e já procuraram a SMCCU para discutir uma revisão no valor. A pasta ainda analisa o pedido da categoria, que aguarda um posicionamento oficial do órgão municipal.
“A gente tava pagando 60 reais. Agora, em janeiro deste ano, foi para 80. E, de repente, a gente teve um susto: foi para 170 reais! (sic)”, exclamou Arilane da Silva, á reportagem do Canal 5 – afiliado ao SBT.
Confira, abaixo, a reportagem completa: