Governo Federal libera venda de milho para alimentação animal
O Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) aprovou a venda direta de 160 mil toneladas de milho, com limite mensal de até 6 toneladas por produtor. A medida visa reduzir o preço do milho que hoje chega a custar R$68 reais a saca.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a venda direta dos estoques públicos do grão vai beneficiar principalmente pequenos criadores das regiões Sul e Nordeste, que usam o milho na alimentação dos animais.
Alagoas hoje conta com um estoque de 2 mil toneladas de milho e, para ter acesso a ele, o produtor alagoano deverá se dirigir até a sede da Seagri ou Conab, caso esteja na capital, ou Emater, caso esteja no interior, portando uma cópia da escritura, conta de energia e declaração de vacinação dos animais.
Com a medida, o valor da saca do milho já caiu, custando hoje (27) R$54,28. Segundo o secretário da Agricultura de Alagoas, Alvaro Vasconcelos, a medida do Governo Federal só vem beneficiar os pequenos criadores.
“Essa medida vai beneficiar quem cria o gado de leite e de corte, suínos, frangos. O valor do milho estava muito alto, então essa redução no preço chega num momento importante, viabilizando o negócio do pequeno produtor. Além disso, essa medida vem se aliar ao Programa de Sementes, lançado pelo Governador Renan Filho, que busca incentivar o pequeno agricultor com sementes de qualidade e garantindo geração de empregos e aumentando a oferta de milho, equilibrando o preço dele no mercado”, afirmou o secretário.
Além do milho, o Ciep também autorizou a venda 15,6 toneladas de farinha de mandioca e de 6,2 toneladas de fécula de mandioca. Esses produtos foram comprados no ano passado pelo governo, por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF), para regular o preço de mercado.
Últimas notícias
Rio Largo recebe carreta da saúde da PRF com atendimentos gratuitos
Justiça mantém prisão de PM suspeito de matar enfermeiro em motel de Arapiraca
Paulo Dantas e Renan Filho autorizam início da duplicação da BR-104 em AL
Munição deflagrada em motel coincide com a encontrada com PM em Arapiraca
Justiça mantém decisões que suspenderam publicidade de serviços adultos no CRB e CSA
Defesa de Bolsonaro reitera pedido por cirurgia e prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
