Governo Federal libera venda de milho para alimentação animal

O Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) aprovou a venda direta de 160 mil toneladas de milho, com limite mensal de até 6 toneladas por produtor. A medida visa reduzir o preço do milho que hoje chega a custar R$68 reais a saca.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a venda direta dos estoques públicos do grão vai beneficiar principalmente pequenos criadores das regiões Sul e Nordeste, que usam o milho na alimentação dos animais.
Alagoas hoje conta com um estoque de 2 mil toneladas de milho e, para ter acesso a ele, o produtor alagoano deverá se dirigir até a sede da Seagri ou Conab, caso esteja na capital, ou Emater, caso esteja no interior, portando uma cópia da escritura, conta de energia e declaração de vacinação dos animais.
Com a medida, o valor da saca do milho já caiu, custando hoje (27) R$54,28. Segundo o secretário da Agricultura de Alagoas, Alvaro Vasconcelos, a medida do Governo Federal só vem beneficiar os pequenos criadores.
“Essa medida vai beneficiar quem cria o gado de leite e de corte, suínos, frangos. O valor do milho estava muito alto, então essa redução no preço chega num momento importante, viabilizando o negócio do pequeno produtor. Além disso, essa medida vem se aliar ao Programa de Sementes, lançado pelo Governador Renan Filho, que busca incentivar o pequeno agricultor com sementes de qualidade e garantindo geração de empregos e aumentando a oferta de milho, equilibrando o preço dele no mercado”, afirmou o secretário.
Além do milho, o Ciep também autorizou a venda 15,6 toneladas de farinha de mandioca e de 6,2 toneladas de fécula de mandioca. Esses produtos foram comprados no ano passado pelo governo, por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF), para regular o preço de mercado.
Últimas notícias

Chico Filho viabiliza apoio da Semed para manutenção de ações educativas no Instituto Cidadão Lagoa Mundaú

Renan Filho diz que Lula acerta ao vetar aumento de deputados; AL é prejudicada com medida

Justiça determina suspensão da eleição do CSE por supostas irregularidades

Clima vai permanecer instável em Alagoas neste fim de semana, diz Semarh

Bombeiros atendem princípio de incêndio em joalheria no Centro de Maceió

STF forma maioria para manter decisão de Moraes que fixou tornozeleira e outras restrições a Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
