Governo Federal libera venda de milho para alimentação animal
O Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) aprovou a venda direta de 160 mil toneladas de milho, com limite mensal de até 6 toneladas por produtor. A medida visa reduzir o preço do milho que hoje chega a custar R$68 reais a saca.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a venda direta dos estoques públicos do grão vai beneficiar principalmente pequenos criadores das regiões Sul e Nordeste, que usam o milho na alimentação dos animais.
Alagoas hoje conta com um estoque de 2 mil toneladas de milho e, para ter acesso a ele, o produtor alagoano deverá se dirigir até a sede da Seagri ou Conab, caso esteja na capital, ou Emater, caso esteja no interior, portando uma cópia da escritura, conta de energia e declaração de vacinação dos animais.
Com a medida, o valor da saca do milho já caiu, custando hoje (27) R$54,28. Segundo o secretário da Agricultura de Alagoas, Alvaro Vasconcelos, a medida do Governo Federal só vem beneficiar os pequenos criadores.
“Essa medida vai beneficiar quem cria o gado de leite e de corte, suínos, frangos. O valor do milho estava muito alto, então essa redução no preço chega num momento importante, viabilizando o negócio do pequeno produtor. Além disso, essa medida vem se aliar ao Programa de Sementes, lançado pelo Governador Renan Filho, que busca incentivar o pequeno agricultor com sementes de qualidade e garantindo geração de empregos e aumentando a oferta de milho, equilibrando o preço dele no mercado”, afirmou o secretário.
Além do milho, o Ciep também autorizou a venda 15,6 toneladas de farinha de mandioca e de 6,2 toneladas de fécula de mandioca. Esses produtos foram comprados no ano passado pelo governo, por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF), para regular o preço de mercado.
Últimas notícias
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
3º BPM registra recorde e lidera número de prisões em Alagoas no mês de outubro
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Carreta pega fogo na BR-316, em Maribondo; bombeiros são acionados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
