Arapiraca

Casal homoafetivo oficializa adoção com emissão do primeiro registro de nascimento

Por Mariane Rodrigues *estagiária 31/05/2016 16h04
Casal homoafetivo oficializa adoção com emissão do primeiro registro de nascimento
- Foto: Cortesia/ Arquivo pessoal

Arapiraca ganhou nesta terça-feira (31) a prova de uma garantia de direito constitucional conquistado com muita luta pelos casais homoafetivos: a adoção. O exemplo vem do professor de filosofia Edilson Isidorio, 40 anos, e seu ex-companheiro, Aguinaldo Estevão, 44 anos, que conseguiram oficializar a paternidade que já dura 8 anos, por meio do registro de certidão de nascimento do menino José Henrique Estevão Tenório, de 9 anos de idade.

O casal é o primeiro de Arapiraca a conseguir a admissão. Foram longos oito anos de viagens a Fóruns e consultas a juízes e advogados até que o sonho dos dois se tornasse realidade.

 

Edilson conta que tudo começou quando a mãe do menino Henrique decidiu entregar o filho à Justiça quando ele tinha apenas nove meses. Ao saber do caso, o casal resolveu visitar a família e conhecer melhor o bebê. “Ao vê-lo tive uma sensação que ali estava meu filho, uma sensação de pai, como se estivesse vendo meu filho nascer”, conta Edilson.

O professor comunicou a uma promotora sobre o interesse em adotar o bebê, e esta o orientou a ir ao fórum da comarca de Palmeira dos Índios, onde o casal morava à época, com a mãe da criança, que deveria estar ciente do seu interesse por Henrique. Após seis meses de luta pela guarda do menino, a juíza permitiu que os pais cuidassem da criança através de uma guarda provisória que durou oito anos.

O casal não está mais junto. Mas o menino Henrique é oficialmente filho dos dois. Hoje mora com Edilson Isidorio em Arapiraca, no bairro Brasília, mas, segundo o professor, o pai Aguinaldo, mesmo morando atualmente em São Paulo, é presente na vida da criança e se comunica diariamente com ela.

Adoção no estado

De acordo com as últimas informações sobre a adoção dadas nos portais de notícias em Alagoas, o número de crianças a espera de uma família é significativamente menor ao número de pais que estão na fila de adoção.

O Canal 5- afiliado ao SBT apurou que 285 casais estão aguardando para adotar uma criança, uma quantidade que expõe a incompatibilidade de perfis desejados pelos pais àqueles que existem nas casas de adoção. No último dia 25 de maio comemorou-se o dia da adoção, e as discussões se expandiram para o direito dos homossexuais em também adotar oficialmente uma criança.

Alagoas foi um dos primeiros estados brasileiros a colocar em prática a adoção homoafetiva, com a conquista do casal Andrew Rodrigues e Yvan Silva de Maceió, que em 2013 registrou Felipe Manoel de Araújo, hoje com cinco anos. Eles são os primeiros a conseguir oficialmente em todo o estado. Atualmente, ambos dão palestras e concedem entrevistas constantes aos veículos de comunicação, a fim de incentivar e orientar casais homoafetivos a buscarem a adoção.