Moradores encontram seringas, agulhas e remédios descartados em local público
Sacolas com seringas, agulhas, frascos de medicamentos e outros lixos hospitalares foram encontrados jogados em local aberto, próximo ao campo da aviação do Aeroporto Freitas Melro, em Penedo, no fim da tarde desta segunda-feira (6).
Segundo informações repassadas pela Vigilância Sanitária do município, o descarte irregular teria sido realizado possivelmente por algum dono de cavalo de vaquejada, já que os produtos eram destinados a uso do animal e muitos adeptos do esporte costumam frequentar o local.
A Secretaria de Meio Ambiente de Penedo já foi notificada sobre o caso, e informou que vai averiguar quem foi o autor do crime, que se identificado, pode responder pelo crime contra a saúde pública.
Funcionários da Secretaria de Limpeza Urbana foram enviados ao local para fazer a limpeza. O coordenador de vigilância sanitária da cidade do Baixo São Francisco explica que todas os órgãos são obrigados a ter um contrato firmado com uma empresa especializada no descarte de lixo hospitalar, e que por isso, acredita que o lixo tenha sido jogada por algum prioprietário de cavalo e não por clínicas.
"A gente só libera o alvará se tiver contrato com a empresa especializada e o contrato é feito direto com a prefeitura. Com certeza foi algum dono que comprou o material e usou no cavalo e em vez de entregar o material à empresa, colocou no final da pista".
Autores de crimes como este podem responder por crimes contra a saúde pública e ser multados. Se o crime for realizado em estabelecimento privado, a pena pode chegar com a interdição do local.
A prefeitura emitiu nota em rede social, esclarecendo não haver responsabilidade da Secretaria de Saúde pelo descarte em questão.
"É muito importante esclarecer tudo!
Diante de algumas postagens nas redes sociais, a Prefeitura de Penedo esclarece um boato que surgiu desde ontem, quando afirmaram encontrar lixo hospitalar de responsabilidade da Sec. de Saúde, nas imediações do Aeroporto de Penedo.
O material visto às margens da pista de pouso no aeroporto de Penedo foi descartado por um criador de animal. O soro teria sido aplicado em um cavalo. O criador agiu de forma errada, já
que deveria ter descartado o material ( soro, seringas e agulhas) de forma adequada ou entrado em contato com autoridades sanitárias da municipalidade para que pudesse ter dado o direcionamento correto do material zelando assim pela saúde dos cidadãos penedenses".
A quem interessar, o “lixo” pode ser levado nos postos de saúde, na Unidade de Ponto de Atendimento (UPA) ou em qualquer unidade de saúde que os órgãos competentes farão o recolhimento.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
