Baixo São Francisco

Moradores encontram seringas, agulhas e remédios descartados em local público

Por 7 Segundos 07/06/2016 15h03
Moradores encontram seringas, agulhas e remédios descartados em local público
- Foto: Aqui Acontece

Sacolas com seringas, agulhas, frascos de medicamentos e outros lixos hospitalares foram encontrados jogados em local aberto, próximo ao campo da aviação do Aeroporto Freitas Melro, em Penedo, no fim da tarde desta segunda-feira (6). 

Segundo informações repassadas pela Vigilância Sanitária do município, o descarte irregular teria sido realizado possivelmente por algum dono de cavalo de vaquejada, já que os produtos eram destinados a uso do animal e muitos adeptos do esporte costumam frequentar o local. 

A Secretaria de Meio Ambiente de Penedo já foi notificada sobre o caso, e informou que vai averiguar quem foi o autor do crime, que se identificado, pode responder pelo crime contra a saúde pública. 

Funcionários da Secretaria de Limpeza Urbana foram enviados ao local para fazer a limpeza. O coordenador de vigilância sanitária da cidade do Baixo São Francisco explica que todas os órgãos são obrigados a ter um contrato firmado com uma empresa especializada no descarte de lixo hospitalar, e que por isso, acredita que o lixo tenha sido jogada por algum prioprietário de cavalo e não por clínicas. 

"A gente só libera o alvará se tiver contrato com a empresa especializada e o contrato é feito direto com a prefeitura. Com certeza foi algum dono que comprou o material e usou no cavalo e em vez de entregar o material à empresa, colocou no final da pista".

Autores de crimes como este podem responder por crimes contra a saúde pública e ser multados. Se o crime for realizado em estabelecimento privado, a pena pode chegar com a interdição do local. 

A prefeitura emitiu nota em rede social, esclarecendo não haver responsabilidade da Secretaria de Saúde pelo descarte em questão. 

 

"É muito importante esclarecer tudo!
 

Diante de algumas postagens nas redes sociais, a Prefeitura de Penedo esclarece um boato que surgiu desde ontem, quando afirmaram encontrar lixo hospitalar de responsabilidade da Sec. de Saúde, nas imediações do Aeroporto de Penedo.
 

O material visto às margens da pista de pouso no aeroporto de Penedo foi descartado por um criador de animal. O soro teria sido aplicado em um cavalo. O criador agiu de forma errada, já

que deveria ter descartado o material ( soro, seringas e agulhas) de forma adequada ou entrado em contato com autoridades sanitárias da municipalidade para que pudesse ter dado o direcionamento correto do material zelando assim pela saúde dos cidadãos penedenses". 

 

A quem interessar, o “lixo” pode ser levado nos postos de saúde, na Unidade de Ponto de Atendimento (UPA) ou em qualquer unidade de saúde que os órgãos competentes farão o recolhimento.