Moradores encontram seringas, agulhas e remédios descartados em local público
Sacolas com seringas, agulhas, frascos de medicamentos e outros lixos hospitalares foram encontrados jogados em local aberto, próximo ao campo da aviação do Aeroporto Freitas Melro, em Penedo, no fim da tarde desta segunda-feira (6).
Segundo informações repassadas pela Vigilância Sanitária do município, o descarte irregular teria sido realizado possivelmente por algum dono de cavalo de vaquejada, já que os produtos eram destinados a uso do animal e muitos adeptos do esporte costumam frequentar o local.
A Secretaria de Meio Ambiente de Penedo já foi notificada sobre o caso, e informou que vai averiguar quem foi o autor do crime, que se identificado, pode responder pelo crime contra a saúde pública.
Funcionários da Secretaria de Limpeza Urbana foram enviados ao local para fazer a limpeza. O coordenador de vigilância sanitária da cidade do Baixo São Francisco explica que todas os órgãos são obrigados a ter um contrato firmado com uma empresa especializada no descarte de lixo hospitalar, e que por isso, acredita que o lixo tenha sido jogada por algum prioprietário de cavalo e não por clínicas.
"A gente só libera o alvará se tiver contrato com a empresa especializada e o contrato é feito direto com a prefeitura. Com certeza foi algum dono que comprou o material e usou no cavalo e em vez de entregar o material à empresa, colocou no final da pista".
Autores de crimes como este podem responder por crimes contra a saúde pública e ser multados. Se o crime for realizado em estabelecimento privado, a pena pode chegar com a interdição do local.
A prefeitura emitiu nota em rede social, esclarecendo não haver responsabilidade da Secretaria de Saúde pelo descarte em questão.
"É muito importante esclarecer tudo!
Diante de algumas postagens nas redes sociais, a Prefeitura de Penedo esclarece um boato que surgiu desde ontem, quando afirmaram encontrar lixo hospitalar de responsabilidade da Sec. de Saúde, nas imediações do Aeroporto de Penedo.
O material visto às margens da pista de pouso no aeroporto de Penedo foi descartado por um criador de animal. O soro teria sido aplicado em um cavalo. O criador agiu de forma errada, já
que deveria ter descartado o material ( soro, seringas e agulhas) de forma adequada ou entrado em contato com autoridades sanitárias da municipalidade para que pudesse ter dado o direcionamento correto do material zelando assim pela saúde dos cidadãos penedenses".
A quem interessar, o “lixo” pode ser levado nos postos de saúde, na Unidade de Ponto de Atendimento (UPA) ou em qualquer unidade de saúde que os órgãos competentes farão o recolhimento.
Últimas notícias
Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado
Justiça manda soltar Daniel Vorcaro e outros 4 executivos do Banco Master
Carro invade estabelecimento comercial após batida na Praça Deodoro em Maceió
Justiça proíbe uso de armas por agentes em unidades socioeducativas de Maceió
Suspeito é detido com cocaína em área de tráfico de Palmeira dos Índios
Jovem de 16 anos morre afogado em barragem na zona rural de Cacimbinhas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
