Malware para smartphone chega às Smart TVs com sistema Android
Pesquisadores da Trend Micro, empresa de segurança de conteúdo para a Internet, descobriram uma atualização do malware Frantic Locker (FLocker) capaz de atingir Smart TVs com sistema operacional Android TV. O programa malicioso bloqueia a tela do aparelho, exibe uma notícia falsa e exige pagamento do usuário.
Por enquanto, no Brasil, apenas os televisores da Sony e da Philips usam o sistema do Google. Até então, a ação do malware se limitava apenas aos smartphones, atacando através de SMS de spams ou acesso a links maliciosos. No entanto, a facilidade existente no uso de multiplataformas pode ter facilitado a chegada do software aos aparelhos.
Ao infectar uma TV, a mais nova versão do FLocker bloqueia a tela com uma notícia falsa de um órgão oficial, como o site do Ministério da Justiça, acusando o dono do aparelho de um crime que não cometeu. Em seguida, exige o pagamento no valor de US$ 200,00 (cerca de R$ 697,00) em cartões de presentes do iTunes.
O ransomware, programa malicioso que ameaça o usuário para obter dinheiro ou dados, demora cerca de 30 minutos para agir. Após esse período, solicita privilégios de administração do aparelho. Se o usuário rejeitar o pedido, o malware exibe uma tela de atualização de sistema falsa.
De acordo com a Trend Micro, o FLocker roda em segundo plano, tira fotos do usuário e as exibe na página de pedido de resgate. Enquanto a tela da TV está bloqueada, o programa coleta dados do aparelho, como número do telefone, contatos, localização e tempo real. As informações são encriptadas com uma chave AES e decodificadas com ajuda do método Base64.
Ainda segundo a empresa de segurança, a melhor solução para esse tipo de problema é a prevenção, utilizando os antivírus disponíveis para a plataforma.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
