Malware para smartphone chega às Smart TVs com sistema Android
Pesquisadores da Trend Micro, empresa de segurança de conteúdo para a Internet, descobriram uma atualização do malware Frantic Locker (FLocker) capaz de atingir Smart TVs com sistema operacional Android TV. O programa malicioso bloqueia a tela do aparelho, exibe uma notícia falsa e exige pagamento do usuário.
Por enquanto, no Brasil, apenas os televisores da Sony e da Philips usam o sistema do Google. Até então, a ação do malware se limitava apenas aos smartphones, atacando através de SMS de spams ou acesso a links maliciosos. No entanto, a facilidade existente no uso de multiplataformas pode ter facilitado a chegada do software aos aparelhos.
Ao infectar uma TV, a mais nova versão do FLocker bloqueia a tela com uma notícia falsa de um órgão oficial, como o site do Ministério da Justiça, acusando o dono do aparelho de um crime que não cometeu. Em seguida, exige o pagamento no valor de US$ 200,00 (cerca de R$ 697,00) em cartões de presentes do iTunes.
O ransomware, programa malicioso que ameaça o usuário para obter dinheiro ou dados, demora cerca de 30 minutos para agir. Após esse período, solicita privilégios de administração do aparelho. Se o usuário rejeitar o pedido, o malware exibe uma tela de atualização de sistema falsa.
De acordo com a Trend Micro, o FLocker roda em segundo plano, tira fotos do usuário e as exibe na página de pedido de resgate. Enquanto a tela da TV está bloqueada, o programa coleta dados do aparelho, como número do telefone, contatos, localização e tempo real. As informações são encriptadas com uma chave AES e decodificadas com ajuda do método Base64.
Ainda segundo a empresa de segurança, a melhor solução para esse tipo de problema é a prevenção, utilizando os antivírus disponíveis para a plataforma.