Capital

Servidores da educação realizam protesto e cobram pagamento de progressão salarial

Por 7 Segundos 17/06/2016 11h11
Servidores da educação realizam protesto e cobram pagamento de progressão salarial
- Foto: Sinteal

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal) realiza, na manhã desta sexta-feira (17), uma manifestação em frente a vice-governadoria do estado, no bairro da Mangabeiras, em Maceió. Eles reivindicam o pagamento da progressão salarial e o aumento do piso do magistério. 

A categoria havia negociado com o governo em maio, mês da data base, o pagamento de 10 mil servidores, a ser realizado no dia 15 de junho, no entanto, segundo informações da presidente do Sinteal, Maria Consuelo Correia, o governo não cumpriu com o prometido, e que, até o dia 15 deste mês, o cadastro dos servidores não havia começado.

Por isso, os professores da rede estadual de ensino paralisaram as aulas na quarta-feira (15) para reivindicar o pagamento. Uma audiência que seria realizada nesta quinta-feira (16) foi cancelada pelo governo. Consuelo afirma que o cancelamento se deu como forma de retaliação às manifestações dos servidores. Segundo ela, os professores foram ameaçados a terem o salário descontado, caso não retornassem às aulas.

“O secretário está orientando que vai descontar o ponto, caso os servidores não cancelem a paralização. Isso deixou a categoria mais indignada porque em vez de dá uma resposta ele ameaça com corte”, afirma a presidente.

Ela nforma que a manifestação ocorrerá até o sindicato ser atendido pelo vice-governador que também é secretário da Educação, Luciano Barbosa. Uma nova assembleia está sendo planejada para o dia 11 de julho, após o recesso das aulas.