Ministro envia à Justiça Federal de Brasília denúncia contra Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou nesta sexta-feira (24) o envio para a Justiça Federal de Brasília da denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
Segundo o STF, o senador cassado Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves e outras quatro pessoas também são alvo da denúncia. Todos são acusados de obstrução da Justiça, por quererem, supostamente, atrapalhar a delação de Cerveró na Operação Lava Jato.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo que o caso fosse remetido para o juiz Sérgio Moro, por entender que havia conexão dos fatos com o esquema de corrupção na Petrobras. A defesa do ex-presidente afirmou que o caso deveria ir para Justiça Federal de São Paulo porque fatos narrados ocorreram naquele estado.
O ministro Teori Zavascki reconheceu que o que permitia que o inquérito seguisse no Supremo era o foro privilegiado de Delcídio. Mas, depois que ele foi cassado, o caso deve continuar na primeira instância, frisou o ministro.
Denúncia
Para fazer a denúncia, a procuradoria usou as delações premiadas do senador cassado Delcídio do Amaral e do chefe de gabinete, Diogo Ferreira, além de apresentar extratos bancários, telefônicos e passagens aéreas. Para Janot, há provas de que Lula se juntou ao amigos, o pecuarista José Carlos Bumlai, e que eles pagaram R$ 250 mil para comprar o silêncio de Cerveró
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
