Arapiraca

Operação da Polícia Federal é realizada no Agreste e em Maceió

Por 7Segundos 28/06/2016 07h07

Atualizada às 8h40

Nesta terça-feira (28) os moradores de Traipu, região ribeirinha do Agreste,  acordaram com viaturas da Polícia Federal em vários pontos da cidade.  Agentes da PF também estão realizando a operação em Girau do Ponciano, Roteiro, Tanque D´Arca , Ibateguara, Penedo, Arapiraca e na capital, Maceió. 

Os agentes federais estão cumprindo mandados de busca e apreensão no prédio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação de Traipu. As primeiras informações levantadas são de que a operação é realizada com o objetivo de desvendar supostas fraudes  no processo de licitação na merenda escolar.

Na capital do estado os agentes federais estão fazendo busca e apreensão em um restaurante localizado na Avenida Fernandes Lima.

Segundo a assessoria de comunicaçã oda PF a operação  intitulada de "Brotherhood é destinada a desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações, especialmente para o fornecimento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. As atividades são desencadeadas em parceria com a Controladoria Geral da União em Alagoas (CGU). A operação é intitulada "Brotherhood".

Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em sedes de empresas e prédios públicos municipais, além de 15 mandados de Condução Coercitiva. Os conduzidos serão interrogados ainda hoje na sede da PF, localizada no bairro do Jaraguá, em Maceió.

A PF informou ainda que após reunião ocorrida na sede da CGU em Alagoas, em meados de 2015, foi iniciada a investigação criminal com a instauração do inquérito policial, a fim de investigar grupo de empresas que, em conluio, teria fraudado pelo menos 3 processos licitatórios promovidos pelo município de Traipú/AL.

Desde então, os trabalhos passaram a ocorrer de forma coordenada entre a PF e a CGU, sendo constatados indícios de influência da Organização Criminosa ao menos em outros 4 municípios além de Traipu. Esta é a primeira operação realizada pela recém-criada Delegacia de Combate à Corrupção da PF em Alagoas.