Educação

Programa Educação Emocional apresenta bons resultados em Arapiraca

Por Agência Alagoas 28/06/2016 15h03

O secretário de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Jardel Aderico, esteve, na última segunda-feira (27), em Arapiraca, para visitar algumas das escolas integrantes do programa Educação Emocional e Social. A visita teve como objetivo acompanhar os trabalhos da metodologia Liga Pela Paz que visa a redução da criminalidade através do controle comportamental.

O programa, que ainda tem por intuito melhorar os índices de aprendizagem no ambiente escolar, é uma parceria entre a Seprev, a Prefeitura de Arapiraca e a organização Inteligência Relacional.

O secretário e alguns membros da equipe do programa estiveram na Escola de Ensino Fundamental Pedro Arestides da Silva, no Sítio Alazão, zona rural da cidade, para conversar com professores e alunos beneficiados com a metodologia. Apesar do pouco tempo de atuação do Programa de Educação e Social, os primeiros sinais são muito satisfatórios tanto para os educandos, quanto para os educadores.

“A Prefeitura de Arapiraca está de parabéns pela coragem e pela ousadia de investir numa educação de qualidade, que vai muito além do aprender a ler e a escrever. Imaginava que poderíamos levar mais um pouco de tempo para ver os resultados como já identificados nas escolas”, declarou Aderico.

Segundo o secretário, “o próprio professor já reconhece que há mudança de comportamento e redução de conflitos na escola. O clima escolar é outro e isso é favorável para o desenvolvimento da criança e aprendizagem”.

A Metodologia Liga Pela Paz beneficia mais de 20 mil alunos da Educação Infantil e do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, 800 professores do município participaram do Seminário de Sensibilização e Formação Inicial, como também têm Acompanhamento Pedagógico, e Formação Continuada para posterior Avaliação de Resultados.

Para a pequena Eduarda Tenório, de 9 anos de idade, aluna do 3º ano “A” da Escola Pedro Arestides da Silva, a Liga Pela Paz só lhe trouxe “coisas boas”. E o futuro anuncia-se, ainda sutilmente, muito melhor.