Prefeitura no Sertão é obrigada pelo MPE a administrar hospital

O Ministério Público Estadual (MPE/AL) ajuizou, nesta sexta-feira (22), uma nova ação civil pública com pedido de liminar que obriga a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema a administrar Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, localizado no centro da cidade.
De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de comunicação do MPE, a prefeitura será obrigada a iniciar um processo de licitação para a contratação da pessoa jurídica que administrará o hospital. O procedimento deverá durar, no máximo, 120 dias.
"Enquanto esse prazo de 4 meses corre, fica o Município ou com a função de administrar o hospital durante esse período ou fazer uma contrato de emergência, o que é permitido pela Lei de Licitações", diz trecho da nota encaminhada à imprensa.
Segundo o promotor Hamílton Carneiro, nos últimos 12 meses foram realizadas cinco reuniões envolvendo o MPE, Prefeitura e Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), que é a Organização Social que atualmente administra a unidade de saúde.
Na época, município se comprometeu em fazer o processo licitatório, mas nunca o realizou, alegndo que o Projeto de Lei (PL) foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e lá foi ignorado.
"Vale lembrar que a relação estabelecida entre o IPAS e os seus funcionários não é de competência do Ministério Público. Os trabalhadores são contratados via regime CLT. Eles estão de aviso prévio, já que, como prevê a lei, o contrato com o IPAS precisa ser encerrado. O Instituto já está gerenciando o hospital pelo tempo máximo permitido na Lei de Licitações. O contrato teria que ser encerrado no próximo dia 31 de julho", dizia outro trecho da nota.
Últimas notícias

Isenção do imposto de renda proporciona mais poder de compra, menos desigualdades para os brasileiros, avalia Rafael Brito

Amante aparece em velório de idoso na Chã da Jaqueira e confusão acaba na delegacia

Prefeitura de Palmeira realizará evento em alusão ao Setembro Amarelo

Penedo se destaca como a 5ª cidade que mais abriu empresas em Alagoas em 2025

Projeto Vacina Mais chega em Palmeira para intensificar atualização de vacinas

Motoristas desrespeitam sinalização e fazem conversão proibida na Av. Ceci Cunha, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
