Prefeitura no Sertão é obrigada pelo MPE a administrar hospital
O Ministério Público Estadual (MPE/AL) ajuizou, nesta sexta-feira (22), uma nova ação civil pública com pedido de liminar que obriga a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema a administrar Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, localizado no centro da cidade.
De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de comunicação do MPE, a prefeitura será obrigada a iniciar um processo de licitação para a contratação da pessoa jurídica que administrará o hospital. O procedimento deverá durar, no máximo, 120 dias.
"Enquanto esse prazo de 4 meses corre, fica o Município ou com a função de administrar o hospital durante esse período ou fazer uma contrato de emergência, o que é permitido pela Lei de Licitações", diz trecho da nota encaminhada à imprensa.
Segundo o promotor Hamílton Carneiro, nos últimos 12 meses foram realizadas cinco reuniões envolvendo o MPE, Prefeitura e Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), que é a Organização Social que atualmente administra a unidade de saúde.
Na época, município se comprometeu em fazer o processo licitatório, mas nunca o realizou, alegndo que o Projeto de Lei (PL) foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e lá foi ignorado.
"Vale lembrar que a relação estabelecida entre o IPAS e os seus funcionários não é de competência do Ministério Público. Os trabalhadores são contratados via regime CLT. Eles estão de aviso prévio, já que, como prevê a lei, o contrato com o IPAS precisa ser encerrado. O Instituto já está gerenciando o hospital pelo tempo máximo permitido na Lei de Licitações. O contrato teria que ser encerrado no próximo dia 31 de julho", dizia outro trecho da nota.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
