Capital

Após acordo, obras do Corredor Vera Arruda podem atrasar por falta de recursos

Moradores, MPE e Prefeitura entraram num acordo para início da revitalização da praça

Por Mariane Rodrigues com TV Ponta Verde Canal 05 23/07/2016 12h12
Após acordo, obras do Corredor Vera Arruda podem atrasar por falta de recursos
Moradores, MPE e Prefeitura entraram num acordo para início da revitalização da praça

Moradores, Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL) e Prefeitura de Maceió entraram em um consenso para a continuidade das obras de revitalização do Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca, em Maceió. A obra faz parte do projeto Revitalização do Espaço Público, e havia sido iniciada em março do ano passado, mas foi interrompida porque os moradores discordaram de alguns pontos adotados pela prefeitura. Apesar do acordo, Secretaria alega não haver recursos para o início da reconstrução. 

Com o novo acerto, quatro ruas do espaço no Vera Arruda serão interligadas. São elas: Rua Professor Silvio de Macedo, que será ligada à Rua Marechal Álvaro Alvim Câmara; e a Rua Professor Saturnino Júnior, que se inteligará à Rua Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça. 

A iniciativa tem o objetivo de melhorar a acessibilidade e mobilidade urbana, além de gerar atrativos para a localidade. 

" Era necessário uma mudança no tráfego para que houvesse uma maior fluência, principalmente no momento de maior pico nas duas escolas", explica o promotor de justiça, Antônio Sodré. 

Contudo, para o início da revitalização, alguns pontos foram adotados e restrições foram estabelecidas e a prefeitura terá que cumprir algumas condições. 

- A prefeitura não poderá fazer quaisquer tipos de interferências na área verde do local;

- As demais ruas não poderão ser interligadas;

-Não será permitido o funcionamento de Food Trucks;

- O município, ainda, terá que arcar com uma série de reformas do equipamento púiblico, como por exemplo, custear a construção de um estacionamento e de uma base da polícia. 

Moradores, Ministério Público e Prefeitura concordaram com as determinações. 

"O que a gente percebe é que o Ministério Público teve o cuidado de analisar o projeto em todos os aspectos, discutir com a comunidade do entorno e com o poder público, durante várias oportunidades, e com isso chegar a uma formatação de projeto que melhor resolvesse os problemas existentes", ressaltou o secretário de Planejamento de Maceió, Manoel Messias. 

O problema agora é de questão financeira. A Secretaria Municipal de Proteção e Meio Ambiente informou ainda não ter prazo para o início das obras, visto que, segundo o órgão, a pasta não têm recursos suficientes para executar o trabalho. 

"Nós vamos nos reunir com a Associação dos Moradores para tentar viabilizar a melhor maneira possível de resolver isso", finaliza o secretário de Meio Ambiente, Antônio Moura.