Lais Souza fica de pé para carregar a tocha e emociona brasileiros
A passagem da tocha pela capital paulista neste domingo (24/7) mobiliza moradores da cidade. O trajeto é de 56km, com a participação de 260 pessoas. Entre atletas e personalidades, uma em especial chamou a atenção. A ex-ginasta Lais Souza conduziu a tocha Olímpica no Parque do Ibirapuera em uma cadeira especial, na qual conseguiu ficar de pé.
A jovem foi um das principais ginastas brasileiras na última década, mas uma grave acidente de esqui a deixou tetraplégica há dois anos. “Minha tocha representa os cadeirantes”, disse. “Estou carregando a felicidade.”
Aos 27 anos, ela tem no currículo a disputa dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas (Grécia), e 2008, em Pequim (China). Em 2014, Lais trocou a ginástica pela modalidade de esqui aerials, disputada na neve, e chegou a se classificar para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia.
Enquanto se preparava para a competição, a brasileira se chocou contra uma árvore em Salt Lake City, nos EUA, e teve séria lesão na terceira vértebra da coluna cervical – o que comprometeu as suas funções motora, sensitiva e autonômica. A atleta perdeu movimentos, sensibilidade e controle de todos os órgãos abaixo do pescoço.