Maternidade suspende atendimento às gestantes por defasagem de recursos SUS

[ATUALIZADA AS 12:30]
Na manhã desta segunda-feira (1º), a população de Arapiraca se surpreendeu com um aviso na faixada da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Arapiraca, informando aos usuários que o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS) às gestantes estava suspenso.
A maternidade Nossa Senhora de Fátima é pioneira nesse tipo de atendimento às gestantes e parturientes, mas segundo a direção da unidade hospitalar, após uma década esperando o reajuste da tabela do SUS e financiando com recursos próprios mais de 50% dos gastos com esse tipo de atendimento, teve que suspender o serviço.
Em entrevista por telefone ao Portal 7 Segundos, a diretora financeira da maternidade, Yedda Maria Barbosa, informou que a gestão dos 37 leitos da maternidade é tripartite, ou seja, de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal. Mas na realidade isso não acontece e as unidades hospitalares privadas que atendem em parceria com o SUS acabam pagando a conta maior.
No hospital são realizados mensalmente cerca de 300 atendimentos às gestantes e a maternidade tem que assumir metade dos gastos referentes a esses serviços. Não há unidade hospitalar que consiga permanecer com os serviços se os valores pagos pela tabela do SUS estão defasados.
“Não há sustentabilidade financeira para manter o atendimento às gestantes. A exemplos de outras maternidades no país infelizmente tivemos que suspender esse atendimento”, afirmou a diretora financeira.
Secretaria Municipal de Saúde
O Portal 7 Segundos conversou também com o secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa e ele informou que o valor solicitado pela maternidade Nossa Senhora de Fátima, que é de aproximadamente R$215 mil, referentes a 100% da tabela SUS, é muito maior do que a prefeitura pode disponibilizar.
"Nós solicitamos um aumento dos valores do inventivo estadual para tentar suprir este pedido, mas ainda não tivemos resposta. Caso não consigamos, é bem provável que o hospital Afra Barbosa assuma o atendimento às gestantes. Nós já conversamos com a diretoria do hospital, que demonstrou disponibilidade em assumir esses atendimentos", informou o secretário.
O secretário comunicou do problema também a outros municípios vizinhos e solicitou que as respectivas prefeituras resolvessem seus problemas internos para que os hospitais de Arapiraca não fiquem sobrecarregados.
Últimas notícias

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS

Artista plástico representa Palmeira dos Índios na Fenearte e concorre a prêmio nacional em Olinda (PE)

'Mosquinha parece ser inofensiva, mas não é', diz jovem que viralizou após infecção ocular

Acusado de matar amigo dentro de carro é condenado a mais de 13 anos de prisão

Motoristas da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios participam de palestra com a PRF

Jovem morre em colisão entre moto e caminhão em São José da Laje
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
