Alagoas

Renan Filho apresenta videomonitoramento e diz que projeto vai funcionar em novembro

Por 7 Segundos 01/08/2016 13h01
Renan Filho apresenta videomonitoramento e diz que projeto vai funcionar em novembro
Videomonitoramento - Foto: 7 Segundos

Durante a 20ª sessão extraordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), no auditório do Sebrae, na manhã desta segunda-feira (1º), o governador Renan Filho (PMDB) apresentou o videomonitoramento de Arapiraca e disse que o projeto vai entrar em funcionamento em novembro deste ano.

"Com o videomonitoramento de Arapiraca vamos fortalecer o trabalho da Polícia Militar, elucidar crimes e reduzir a violência no Agreste", afirmou Renan Filho.

O projeto de videomonitoramento terá um investimento de R$ 9 milhões com recursos próprios do estado, arrecadados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL). O videomonitoramento também será implantado na Barra de São Miguel, Praia do Francês e AL-220.

Serão instaladas em toda a cidade 64 câmeras de vídeo com infraestrutura de redes (fibras óticas) PTZ de 360°, além de câmeras fixas com OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que identificam as placas dos veículos e permite rastreamento do mesmo com informações de dados.

O anúncio do governador Renan Filho se deu ao lado do vice-governador Luciano Barbosa 9PMDB), da prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PSL), do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), do deputado Ricardo Nezinho (PMDB), de secretários municipais, vereadores de Arapiraca, entre eles Moisés Machado, Adalberto Saturnino, Roninho, do presidente do Conseg, Maurício Breda, e dos membros do conselho.

O vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) ressaltou o trabalho do Conseg e, efetivamente, do governador Renan Filho que tem se comprometido cada vez mais com ações no interior do estado, em especial, Arapiraca para combater a violência no interior.

"Esse sistema de monitoramento mudará completamente a segurança de Arapiraca que passará a ser monitorada por câmeras de segurança e vai contribuir na diminuição de crimes na região", disse Luciano Barbosa.

Parcerias de segurança

Em seu pronunciamento, a prefeita Célia Rocha disse que o projeto do videomonitoramento foi idealizado em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).

"Este projeto foi sonhado por muitos há muito tempo e agora estamos o tornando realidade, devido ao trabalho técnico e com o apoio da população arapiraquense. Um investimento importante para garantir a segurança do povo agrestino, nos quatro cantos de Arapiraca", ressalou Célia Rocha.

O diretor presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, também frisou a questão das parcerias e disse que o trabalho tem todo o aval do governador Renan Filho que motiva e incentiva para ações como esta.

"São ações como esta que vão contribuir para que possamos melhorar o trânsito da cidade e também para reduzir a violência no inteiror, como tem acontecido na capital", declarou Antônio Carlos Gouveia.

Para o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, o videomonitoramento surgiu de reuniões sobre a segurança no trânsito para garantir tranquilidade a condutores, pedestres e aos lojistas da cidade na região central.

"A partir de novembro vamos viver um novo momento no trânsito de Arapiraca com 64 câmeras monitorando todu que acontece nas ruas da cidade", disse Ricardo Teófilo.