Alagoas

Morre o cirurgião Ivo Pitanguy, aos 93 anos

Por 7 Segundos com Coluna de Anselmo Gois, o Globo. 07/08/2016 07h07
Morre o cirurgião Ivo Pitanguy, aos 93 anos
Ivo Pitanguy - Foto: empg.puc-rio.br

O cirurgião plástico mais famoso do Brasil e com reconhecimento mundial, Ivo Pitanguy morreu às 17h30m, desse sábado (6), em casa, no Rio de Janeiro, aos 93 anos.

O maior nome na cirurgia plástica mundial, o professor era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), com mais de 900 livros publicados aqui e no exterior, e da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Pitanguy foi o responsável pela criação do serviço de queimados da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro. Ele também criou o serviço de cirurgia plástica reparadora daquela instituição.

O mestre deixa quatro filhos e cinco netos. O seu corpo será velado, neste domingo (7), a partir das 13h, no Memorial do Carmo, no Rio. Às 18h, o corpo de Ivo Pitanguy será cremado.

Pitanguy fez do Brasil a principal referência mundial em cirurgia plástica ao desenvolver técnicas nas áreas de estética e de reparação.

Transformou a vida de milhares de pacientes, famosos e anônimos. Formou gerações e gerações de alunos, novos cirurgiões que aprenderam com ele a respeitar e valorizar a autoestima dos pacientes.

Olimpíadas no Rio

Na sexta-feira (5), de cadeira de rodas, Ivo Pitanguy participou do revezamento da Tocha Olímpica na Gávea, Zona Sul do Rio, onde está localizada sua clínica de cirurgia plástica.