A presidente Dilma amargará o mesmo destino que tive, diz Collor
Esta foi a frase que o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) frisou em seu discurso na tribuna do Senado Federal, na terça-feira (30) e ao votar a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, 31 de agosto, dia histórico na política brasileira com o afastamento definitivo de Dilma Rousseff à Presidência da República por 61 votos a 20.
O senador Fernando Collor de Mello votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff 24 anos depois de sofrer o mesmo processo de ser demovido do poder em 1992.
Sobre a situação atual e àquela de 1992, Fernando Collor de Mello disse que "hoje, a situação é completamente diversa. Além de infração às normas orçamentárias e fiscais, com textual previsão na Constituição como crime de responsabilidade, o governo afastado transformou sua gestão numa tragetória anunciada", disse ele em seu discurso.
E prosseguiu com a leitura dizendo: "É o desfecho típico de governo que faz da cegueira econômica o seu calvário, e da surdez política, o seu cadafalso", enfatizou Collor.
O ex-presidente lembrou e pronunciou em seu discursos artigos e livros que classificaram o processo contra ele como um "golpe" de 1992, mas que ainda sim ele defende o processo de destituição de um presidente da República.
"A verdade é que a história brasileira passa a mostrar que a real política, com suas forças embutidas e seus caminhos tortuosos leva, inescapavelmente, ao uso do impeachment como solução de crises. Disso, não haveremos de fugir", arguiu o senador.
O processo de impeachment de Fernando Collor de Mello se deu a a partir de agosto de 1992, com apresentação de denúncia pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 30 de dezembro do mesmo ano por 76 votos a favor e 3 contra, Fernando Collor é condenado à perda do mandato e à inelegibilidade por oito anos.
Dilma teve 61 votos a favor do impeachment contra 20 votos, porém manteve a elegebilidade, isto é, o direito de exercer função pública.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
