MPF/AL assina acordo para preservação do povoado do Pontal do Peba
Município e ICMBio definem termos para solucionar ocupação desordenada da APA de Piaçabuçu

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o município de Piaçabuçu (AL) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para solucionar problemas de ocupação desordenada da orla do Povoado do Pontal do Peba.
O TAC também pretende resolver questões de infraestrutura e saneamento básico nos povoados de Bonito, Potengy e também Pontal do Peba, todos no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piaçabuçu.
De acordo com o TAC firmado em 30 de agosto, proposto pelo juiz da 4a Vara Federal de Alagoas, a pedido do MPF/AL, cabe ao município e ao ICMBio, em 45 dias informar na Ação Civil Pública Ambiental n. 0002344-48.2011.4.05.8000, todas as medidas que estejam sendo adotadas e que tenham solucionado ou contribuído para solucionar total ou parcialmente os problemas apontados no TAC, sob pena de multa. Município e ICMBio também assumem a obrigação de comunicar imediatamente qualquer empecilho ao atendimento de alguma obrigação.
Em até três anos, o município deverá apresentar um Projeto de Ordenamento e Urbanização da Orla do Pontal do Peba, que deverá ser concretizado a partir de articulação com os demais entes federativos indicados no projeto. No mesmo prazo, o município deverá apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, contemplando solução de coleta, tratamento e destinação de lixo, e um Plano de Implantação de Saneamento Básico, tudo nos povoados que ficam na APA de Piaçabuçu.
O TAC não limita ou impede as ações de controle do ICMBio e dos demais orgãos de fiscalização no exercício de suas atribuições legais. O MPF/AL seguirá fiscalizando a execução deste TAC, inclusive podendo adotar as medidas que couber para assegurar o resultado prático deste.
"A celebração deste TAC foi essencial para reverter o quadro de ocupação desordenada do Pontal do Peba e resolver definitivamente os problemas estruturais de esgotamento sanitário e coleta de lixo que impactam diretamente na preservação do meio ambiente de Piaçabuçu", disse a procuradora da República Raquel Teixeira.
Últimas notícias

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
