Estudantes ocupam escola estadual em protesto contra a PEC 241
[ATUALIZADA AS 11:37]
O Grêmio Estudantil e alunos da Escola Estaudal Manoel Lúcio da Silva ocuparam a escola com o apoio dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Arapiraca, na manhã desta segunda-feira (17), localizada no bairro Cacimbas, em Arapiraca, para protestar contra a PEC 241, que limita o teto de gastos públicos do País.
Além dos estudantes do Ifal, membros do corpo discente da escola ocupada também aderiram à manifestação. Com o protesto, as aulas tiveram que ser interrompidas.
O estudante, Pedro Mendes, de 21 anos, falou sobre os motivos para a mobilização. "Os estudantes estão mobilizados contra o governo Michel Temer, que tem precarizado cada vez mais a educação", disse ele.
Os manifestantes garantiram que a ocupação não vai interferir nas obras que estão sendo realizadas no colégio.
O diretor da escola, Genivaldo Bezerra, entende os argumentos dos estudantes, mas não apoia o protesto, que foi classificado como sendo uma invasão.
"A maior parte dos estudantes é inclusive de fora. A escola está em reforma e apenas as turmas de 3º ano estão funcionando por causa do Enem, essa manifestação está atrapalhando o andamento das aulas", disse o professor.
Várias manifestações parecidas estão sendo realizadas por todo o país por estudantes dos Institutos Federais. A Proposta de Emenda Constitucional - PEC 241 limita os gastos públicos, principalmente nas áreas de saúde e educação.
Outra manifestação está programada para acontecer no próximo sábado (22), às 8h, na praça Luiz Pereira Lima (antiga praça da Prefeitura), no centro de Arapiraca.